Logo O POVO+
Eleitor não sabe quem são os candidatos de Camilo e Bolsonaro
Reportagem

Eleitor não sabe quem são os candidatos de Camilo e Bolsonaro

| CONFUSÃO | Questionados sobre quem Camilo apoia 56% dizem não saber, 18% citam Luizianne, 15% José Sarto e 4% até Wagner
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camilo Santana é governador do Ceará (Foto: REPRODUÇÃO FACEBOOK)
Foto: REPRODUÇÃO FACEBOOK Camilo Santana é governador do Ceará

Apesar de ser um dos padrinhos políticos com mais influência positiva entre o eleitorado de Fortaleza, o governador Camilo Santana (PT) ainda não conseguiu transferir de fato seu prestígio para algum aliado na disputa. Isso porque, como mostra 1ª pesquisa O POVO/Datafolha, a maioria dos fortalezenses ainda não sabe quem é o candidato do governador.

Questionados sobre quem Camilo está apoiando na disputa, 56% dos entrevistados disseram apenas que "não sabiam". Entre os nomes no páreo, quem foi mais citada como candidata do governador foi a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), por 18% dos entrevistados, seguida por José Sarto (PDT), com 15%. Até o opositor Capitão Wagner (Pros) foi citado por 4% dos eleitores.

LEIA TAMBÉM | Apoio de Roberto Cláudio, Camilo, Bolsonaro e Lula ajuda ou atrapalha?

Entre os líderes locais com maior influência na disputa, Camilo é o único que desperta confusão entre o eleitorado. 59% dos entrevistados, por exemplo, sabem que Luizianne Lins é a candidata apoiada pelo ex-presidente Lula (PT) na disputa. Já José Sarto é apontado corretamente como candidato de Roberto Cláudio por 50% dos fortalezenses.

Desde o início da campanha, a imagem de Camilo é objeto de disputa entre chapas de Luizianne e José Sarto. Como o governador é filiado ao PT e o partido possui candidatura própria na disputa, ele é impedido pela Lei Eleitoral de participar de eventos ou de aparecer em materiais de campanha de candidatos de outras siglas, como José Sarto.

O governador, no entanto, tem prestado uma espécie de "apoio informal" ao candidato do PDT, participando de agendas públicas e inaugurações de obras ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT), principal cabo eleitoral de Sarto na disputa. O governador também já fez elogios e reforçou "grande parceria" com o pedetista em entrevistas e publicações nas redes sociais.

Amparada pela legislação eleitoral, Luizianne Lins tem, por outro lado, ignorado a relação próxima entre Camilo e Sarto e vem frequentemente usando a imagem do governador em seus discursos e no material de campanha. Em bandeiraços da candidata, por exemplo, imagem do governador aparece sempre ao lado da petista e do ex-presidente Lula.

Apesar de não causar a mesma confusão que Camilo, o apoio de Jair Bolsonaro à candidatura de Capitão Wagner também é pouco conhecido entre os fortalezenses. Questionados sobre quem o presidente apoia, 27% até citaram o candidato do Pros e 3% o ex-bolsonarista Heitor Freire (PSL), mas 61% responderam não saber quem era o candidato de Bolsonaro.

Em transmissão ao vivo de 8 de outubro, o presidente declarou publicamente apoio à candidatura de Wagner em Fortaleza. "Em Fortaleza tem um Capitão lá, se Deus quiser vai dar certo, já está à frente", disse o presidente, que ainda criticou Heitor Freire por conta do uso de imagens dele ao lado do deputado por um candidato à Prefeitura de Pacatuba.

No mesmo dia do anúncio, Wagner divulgou vídeo em agradecimento pelo apoio do presidente da República. "Estamos muito felizes por receber o apoio oficial do governo federal na nossa campanha". Na gravação, Wagner não chega a citar diretamente o nome de Jair Bolsonaro, se referindo ao presidente apenas como "governo federal" e "presidente e seus ministros".

 

O que diz a lei sobre quem Camilo pode ou não apoiar

1 Mesmo que mantenha apoio informal a José Sarto (PDT), Camilo Santana (PT) enfrenta restrições na Lei Eleitoral brasileira para declarar apoio ao pedetista.

2 Segundo explica a jurista Raquel Machado, especialista em Direito Eleitoral e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), a vedação tem origem nos estatutos de partidos brasileiros.

3 O Estatuto do PT, por exemplo, prevê em seu artigo 227, inciso IX, que "a propaganda de candidato ou candidata a cargo eleitivo de outro partido ou de coligação não aprovada pelo PT" configura uma "infração ética e disciplinar".

4 A vedação de apoios a candidatos de outras coligações já foi motivo de diversas resoluções e consultas feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Historicamente, a Corte tem mantido entendimento contrário a essas veiculações, especialmente no material de campanha e no Horário Eleitoral Gratuito de rádio e televisão.

5 Como o PT possui candidatura própria com a deputada Luizianne Lins na disputa, Camilo só poderia declarar apoio publicamente a outro candidato no caso de um segundo turno sem a presença da petista.

 

O que você achou desse conteúdo?