Logo O POVO+
Datafolha traz hoje primeiro vislumbre dos segundos turnos possíveis em Fortaleza
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Datafolha traz hoje primeiro vislumbre dos segundos turnos possíveis em Fortaleza

Tipo Opinião
WAGNER tem apostado no caso Bruno Gonçalves para atacar Sarto (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA WAGNER tem apostado no caso Bruno Gonçalves para atacar Sarto

As primeiras pesquisas sobre as eleições em Fortaleza mostraram enorme probabilidade de ocorrer segundo turno. O Datafolha que será divulgado na noite desta quarta-feira pelo O POVO trará um primeiro vislumbre do que poderá ser esse segundo turno. Com base nos números da primeira pesquisa Datafolha sobre Fortaleza, foram feitas as duas simulações dos segundos turnos que apareciam contra possível: Capitão Wagner (Pros) contras Luizianne Lins (PT) e Wagner contra Sarto Nogueira (PDT).

Sempre importante lembrar: simulação de segundo turno é uma simulação de uma realidade que pode ocorrer ou não. Pode nem haver segundo turno. Havendo, os candidatos podem ser outros. E, sendo o cenário simulado, o eleitor pode mudar de percepção uma vez que o quadro real esteja posto. Não é raro isso ocorrer, aliás.

Lembro do segundo turno de 2004. As simulações prévias apontavam Moroni Torgan (então PFL) na frente de Luizianne. Quando o segundo turno se confirmou, Luizianne despontou na liderança já nas primeiras pesquisas.

Não é improvável isso ocorrer. Uma coisa é indagar o que o eleitor faria na eventualidade de a situação ser uma. Coisa bem diferente é o que ele pretende fazer quando o cenário se confirma. E pode ainda haver outro panorama no instante em que o segundo turno se confirmar.

O que estou dizendo, portanto, é que os números de simulações de segundo turno são estimativas ainda mais inexatas do que costumam ser normalmente as pesquisas. Ainda assim, são projeções importante. Trazem indicativos, apontam caminhos, influenciam as campanhas.

Leia também | Wagner tem 31%,Sarto 22% e Luizianne 19%

 

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?