Logo O POVO+
Wagner tem 31%,Sarto 22% e Luizianne 19%
Reportagem

Wagner tem 31%,Sarto 22% e Luizianne 19%

Nova pesquisa O POVO/Datafolha para Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020 aponta Wagner na liderança, com empate entre técnico Sarto e Luizianne
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
graficos1 (Foto: luciana pimenta)
Foto: luciana pimenta graficos1

Segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza aponta Capitão Wagner (Pros) como líder isolado da disputa com 31% das intenções de voto. Ele é seguido por José Sarto (PDT), com 22%, e Luizianne Lins (PT), com 19%. Os dois estão, portanto, tecnicamente empatados dentro da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos.

Pontuam ainda os candidatos Heitor Férrer (SD), com 5%, Renato Roseno (Psol), 4%, Célio Studart (PV), 3%, Heitor Freire (PSL), 2%, e José Loureto (PCO), 1%. Os candidatos Anizio Melo (PCdoB), Samuel Braga (Patriota) e Paula Colares (UP) não pontuaram. Brancos e nulos são 9%, com outros 3% afirmando que não sabem em quem votar.

LEIA TAMBÉM NO OP+>> Saiba os cenários de 2º turno projetados pela pesquisa O POVO/Datafolha

Em comparação com a primeira pesquisa do Datafolha, divulgada em 17 de outubro, as principais evoluções são um crescimento de sete pontos percentuais da candidatura de Sarto, que passou de 15% para 22% nas intenções de voto. Outro movimento fora da margem de erro foi a queda de cinco pontos percentuais de Luizianne, que passou de 24% para 19%.

Líder isolado, Wagner oscilou dois pontos negativamente, indo de 33% para 31%. Em comparação entre os dois levantamentos, distância entre Wagner e Sarto reduziu de 18 pontos percentuais em 17 de outubro para nove pontos nesta quarta-feira, 28.

O levantamento foi realizado entre a última segunda-feira, 26, e a terça-feira, 27. O resultado já leva em conta, portanto, acirramento da corrida eleitoral após a campanha de Sarto subir o tom contra adversários na disputa. Desde a semana passada, o pedetista tem apostado em peças contundentes contra Wagner e Luizianne, que motivaram ações de ambos na Justiça.

 

Outra boa notícia para o PDT são os resultados para a taxa de rejeição, quando o entrevistado é perguntado sobre quais candidatos não votaria "de jeito nenhum". Neste levantamento, Luizianne cresceu seis pontos, subindo de 36% para 42%. Wagner aparece logo atrás no índice, tendo ganhado sete pontos e passado de 27% para 34% na rejeição.

Sarto, por sua vez, oscilou um ponto para baixo e passou a rejeição de 21% para 20%. Aparecem atrás dele no índice José Loureto, com 17%, Heitor Freire, 17%, Anízio, 16%, Paula Colares, 16%, Renato Roseno, 16%, Heitor Férrer, 15%, Samuel Braga, 15%, e Célio Studart, 14%. 3% disseram ainda rejeitar todos os candidatos, e 1% disseram não rejeitar ninguém.

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada ao eleitor a relação dos candidatos na disputa, Wagner também lidera com 22%. Ele é seguido por Sarto e Luizianne, ambos com 14%.

 

A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 868 eleitores de Fortaleza com 16 anos ou mais entre a última segunda-feira, 26, e a terça-feira, 27. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-07074/2020.

LEIA AS ANÁLISES DA NOVA RODADA DO O POVO/DATAFOLHA

 

 

O que você achou desse conteúdo?