Logo O POVO+
Pesquisa O POVO/Datafolha: Capitão Wagner lidera; Luizianne e Sarto brigam por 2º turno
Reportagem

Pesquisa O POVO/Datafolha: Capitão Wagner lidera; Luizianne e Sarto brigam por 2º turno

Primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha foi divulgada ontem e mostra Capitão Wagner (Pros) na liderança
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Fortaleza (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Eleições 2020: candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Primeira pesquisa O POVO/Datafolha para a eleição municipal 2020 em Fortaleza foi divulgada ontem e mostra Capitão Wagner (Pros) na liderança com 33% das intenções de voto. Ele é seguido pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT), com 24%, e por José Sarto (PDT), com 15%.

Na sequência, aparecem os candidatos Heitor Férrer (Solidariedade), com 5%, Renato Roseno (Psol), com 4%, e Célio Studart (PV), com 4%. Os candidatos Anizio Melo (PCdoB), Samuel Braga (Patriota), José Loureto (PCO), Paula Colares (UP) e Heitor Freire (PSL) não pontuaram. 10% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo e 4% disseram não saber em quem votarão.

Made with Flourish

O Datafolha ouviu eleitores de Fortaleza entre a última quarta-feira, 14, e a última quinta-feira, 15. Ou seja, o resultado já capta acirramento provocado na manhã da quarta-feira após o governador Camilo Santana (PT) e lideranças do PDT apontarem relação entre Capitão Wagner e policiais militares que promoveram motim no Ceará em fevereiro.

A pesquisa foi encomendada por O POVO e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-09449/2020 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 812 eleitores de Fortaleza de todas as regiões da cidade, com 16 anos ou mais. A taxa de confiança da pesquisa é 95%.

Esta foi a primeira pesquisa do Instituto Datafolha para a disputa deste ano em Fortaleza, encerrando semana marcada pela divulgação dos primeiros levantamentos na Capital. Na segunda-feira, 12, o Paraná Pesquisas divulgou um levantamento. Já na quarta-feira, 14, foi a vez de o Instituto Ibope divulgar outro. Os dois, no entanto, analisam um cenário anterior e trabalham com margem de erro maior que a do Datafolha.

O levantamento do O POVO/Datafolha também realizou pesquisa espontânea para a eleição de Fortaleza. Nessa modalidade não é apresentada ao entrevistado a relação dos candidatos na disputa. O dado sinaliza quais candidatos possuem preferência mais consolidada entre o eleitor. Neste dado, Capitão Wagner também fica na frente, com 20% das menções de entrevistados.

Made with Flourish

Logo depois aparecem Luizianne Lins, com 13%, José Sarto, com 9%, Célio Studart, com 2%, Heitor Férrer, com 2% e Renato Roseno, com 1%. Mesmo não sendo candidato, o prefeito Roberto Cláudio foi citado por 2% dos entrevistados. 10% ainda citaram que não votarão em nenhum dos candidatos e 35% não souberam citar em quem pretendem votar.

A pesquisa O POVO/Datafolha também perguntou aos eleitores em quais dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum na disputa deste ano. A resposta mostra a taxa de rejeição, que mostra a dificuldade de crescimento que a candidatura pode enfrentar na disputa, bem como um possível "teto" de votos para os nomes na disputa.

Nesse sentido, está na frente Luizianne Lins (36%), ex-prefeita com oito anos de mandato no Paço Municipal. Depois aparecem Capitão Wagner (27%), Anizio (22%), José Sarto (21%), José Loureto (21%), Paula Colares (19%), Renato Roseno (18%), Heitor Férrer (17%), Célio Studart (17%), Samuel Braga (17%) e Heitor Freire (17%). 4% disseram rejeitar todos os candidatos, e 2% disseram não rejeitar nenhum. Indecisos são 5%.

Made with Flourish

Hoje, às 9 horas, será realizada edição especial do programa Hora Política na Rádio O POVO CBN (FM 95,5 ou AM 1010) para avaliação dos novos números da disputa em Fortaleza. O programa será apresentado pelo jornalista Ítalo Coriolano e contará com diversas participações. Outras análises e conteúdos exclusivos estarão disponíveis no serviço de multistreaming O POVO + .

Eleitores de Fortaleza escolherão nos próximos dias 15 e 29 de novembro o sucessor de Roberto Cláudio na Prefeitura da capital cearense. A continuidade do grupo do prefeito e dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), representados na disputa por José Sarto, é desafiada sobretudo pelo deputado Capitão Wagner, que conta com apoio do presidente Jair Bolsonaro. Já Luizianne Lins corre com apoio do ex-presidente Lula (PT).

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA COM MAIS DETALHES OS NÚMEROS DA PESQUISA O POVO/DATAFOLHA

Veja os números da Pesquisa O POVO/Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?