Mulheres e católicos devem eleger Sarto, conforme pesquisa Datafolha
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
A não ser que haja um enorme erro das pesquisas eleitorais — que sempre pode ocorrer —, José Sarto (PDT) será eleito prefeito de Fortaleza. E, a ocorrer mesmo tal vitória, de acordo com o Datafolha ele deverá ser creditada às mulheres. Conforme a pesquisa divulgada na noite deste sábado e que terminou de ser feita no mesmo dia, Sarto e Capitão Wagner (Pros) estão rigorosamente empatados entre os homens: 50% a 50% dos votos válidos. Entre as mulheres, a diferença vai a 64% para Sarto e 36% para Wagner.
O candidato do PDT leva a melhor em todas as faixas de idade, de pobres a ricos, dos pouco escolarizados aos que têm ensino superior. A diferença está entre as mulheres, seja qual for o recorte.
A favor do Capitão Wagner pesa o voto evangélico. Nos votos válidos, ele tem 59% contra 41% de Sarto, apesar de o pedetista ser evangélico. Já entre os católicos - maioria dos que responderam à pesquisa - Sarto tem 62% contra 38%.
Mas, nunca é demais repetir, pesquisas erram. Aliás, é preciso olhar as margens de erro. Nenhuma pesquisa é tão precisa a ponto de mostrar o número exato. O que elas indicam são intervalos nos quais pode estar o resultado. É o que a margem de erro indica. Se o resultado fica dentro dessa margem, a pesquisa não errou.
Mas, as pesquisas podem estar erradas fora da margem de erro. O nível de confiança é de 95%, o que indica 5% de chance de erro fora da margem.
Lembro, então, que as pesquisas podem estar erradas. Se não estiverem muito erradas, Sarto será eleito e poderá creditar isso às mulheres e ao eleitorado católico.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.