Logo O POVO+
Mulheres e católicos devem eleger Sarto, conforme pesquisa Datafolha
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Mulheres e católicos devem eleger Sarto, conforme pesquisa Datafolha

Tipo Análise
Sarto e Capitão Wagner disputam o 2º turno para prefeito de Fortaleza nas eleições 2020 (Foto: ARTE SARAH COSTA/O POVO)
Foto: ARTE SARAH COSTA/O POVO Sarto e Capitão Wagner disputam o 2º turno para prefeito de Fortaleza nas eleições 2020

A não ser que haja um enorme erro das pesquisas eleitorais — que sempre pode ocorrer —, José Sarto (PDT) será eleito prefeito de Fortaleza. E, a ocorrer mesmo tal vitória, de acordo com o Datafolha ele deverá ser creditada às mulheres. Conforme a pesquisa divulgada na noite deste sábado e que terminou de ser feita no mesmo dia, Sarto e Capitão Wagner (Pros) estão rigorosamente empatados entre os homens: 50% a 50% dos votos válidos. Entre as mulheres, a diferença vai a 64% para Sarto e 36% para Wagner.

O candidato do PDT leva a melhor em todas as faixas de idade, de pobres a ricos, dos pouco escolarizados aos que têm ensino superior. A diferença está entre as mulheres, seja qual for o recorte.

A favor do Capitão Wagner pesa o voto evangélico. Nos votos válidos, ele tem 59% contra 41% de Sarto, apesar de o pedetista ser evangélico. Já entre os católicos - maioria dos que responderam à pesquisa - Sarto tem 62% contra 38%.

Mas, nunca é demais repetir, pesquisas erram. Aliás, é preciso olhar as margens de erro. Nenhuma pesquisa é tão precisa a ponto de mostrar o número exato. O que elas indicam são intervalos nos quais pode estar o resultado. É o que a margem de erro indica. Se o resultado fica dentro dessa margem, a pesquisa não errou.

Mas, as pesquisas podem estar erradas fora da margem de erro. O nível de confiança é de 95%, o que indica 5% de chance de erro fora da margem.

Lembro, então, que as pesquisas podem estar erradas. Se não estiverem muito erradas, Sarto será eleito e poderá creditar isso às mulheres e ao eleitorado católico.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?