Logo O POVO+
Sarto venceria graças às mulheres; entre homens há empate
Reportagem Seriada

Sarto venceria graças às mulheres; entre homens há empate

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza
Episódio 20

Sarto venceria graças às mulheres; entre homens há empate

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam intenções de voto na primeira pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza
Episódio 20
Tipo Notícia Por

Segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para o segundo turno da eleição em Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira, 20, mostra que José Sarto (PDT) estabilizado na frente de Capitão Wagner (Pros) na disputa pela Prefeitura da Capital.

Pesquisa Datafolha Fortaleza: Sarto 57% x 43% Capitão Wagner no 2º turno

Na amostra por votos válidos, o pedetista tem 57% das intenções de voto, contra 43% do candidato do Pros. A evolução dos candidatos pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.

Gênero: Sarto lidera entre mulheres e empata com Wagner entre homens

Na divisão do eleitorado por gênero, Sarto mantém liderança entre mulheres, com preferência de 53% contra 30% para Capitão Wagner (Pros) no segmento. Com relação ao último levantamento do Datafolha, de 20 de novembro, o pedetista oscilou um ponto para cima, indo de 52% para 53%, enquanto Wagner oscilou negativamente três pontos, de 33% para 30%.

Entre homens, no entanto, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Em comparação com a pesquisa anterior, Sarto caiu quatro pontos entre eleitores do sexo masculino e foi de 48% para 44%. Já Wagner cresceu seis pontos e foi de 39% para 45%.

Idade: Sarto lidera entre jovens e mais velhos e empata com Wagner entre 25 a 44

Nos segmentos por idade, não houve significativa alteração de cenário com relação à pesquisa anterior. Ao todo, Sarto lidera em quatro das cinco faixas analisadas pelo Datafolha. A maior vantagem do pedetista é entre os mais jovens, de 16 a 24 anos. Neste segmento, Sarto tem preferência de 58% do eleitorado, contra 28% de Wagner.

O pedetista ainda lidera nos segmentos de 35 a 44 anos (50% contra 37%), 45 a 59 anos (49% contra 40%) e de 60 anos ou mais (45% contra 35%). Sarto e Wagner empatam, no limite da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, no segmento de 25 a 34 anos (46% contra 40%).

Renda: Sarto lidera nos três segmentos

Na divisão do eleitorado por renda familiar mensal, José Sarto lidera entre as três faixas analisadas pelo Datafolha. Maior vantagem ocorre entre segmento mais pobre, com renda de até dois salários mínimos, com 48% contra 34% para o pedetista. Entre mais ricos, com renda de mais de cinco salários mínimos, Sarto lidera com 51% contra 42% de Wagner.

Na pesquisa de 20 de novembro, Sarto e Wagner estavam tecnicamente empatados no segmento de classe média, com renda entre dois e cinco salários mínimos, com 45% de intenções para Sarto e 43% para Wagner. No levantamento atual, no entanto, Sarto cresceu cinco pontos no segmento e Wagner perdeu cinco, fechando 50% contra 38% no grupo.

Escolaridade: Sarto e Wagner empatam no segmento médio; pedetista lidera nos demais

Cenário da primeira pesquisa se manteve, com Sarto e Wagner empatando tecnicamente no segmento médio da disputa, de eleitores com ensino médio. Neste recorte, o candidato do PDT tem 45% das intenções de voto, contra 40% do candidato do Pros.

Nos dois demais segmentos, José Sarto lidera mais uma vez, com 51% contra 32% no segmento de eleitores com ensino fundamental, e com 55% contra 33% nos eleitores com ensino superior.

 
O que você achou desse conteúdo?