Logo O POVO+
Ivo contra Domingos e o papel dos irmãos Ferreira Gomes na sucessão
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Ivo contra Domingos e o papel dos irmãos Ferreira Gomes na sucessão

Cid Gomes está sumido, Ciro Gomes assumiu as articulações estaduais e Ivo Gomes age de forma enigmática
Tipo Análise
Prefeito Ivo Gomes anuncia concurso para professor em Sobral, com 700 vagas (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Prefeito Ivo Gomes anuncia concurso para professor em Sobral, com 700 vagas

O maior enigma da base governista na sucessão estadual no Ceará é o papel dos irmãos Ferreira Gomes. Ciro, em meio à disputa presidencial, tem arranjado tempo para se envolver nas negociações locais como não fazia há mais de década. Ele tem dado sinalizações favoráveis à escolha do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) como candidato a governador. O senador Cid Gomes, caso mais estranho, está sumido. E há o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

Neste sábado, ele fez um post no qual relembra pronunciamento de 2016, na Assembleia Legislativa. O alvo era o então presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Domingos Filho (PSD). No meio daquela briga, o TCM foi extinto. Domingos rompeu e se recompôs. Atualmente, reivindica a posição de vice na chapa do PDT.

Veja o post de Ivo:

"O último pronunciamento q fiz como deputado estadual, alguns anos atrás, foi uma denúncia sobre o descarado aparelhamento político do Tribunal de Contas dos Municípios. Prefeitos e outros políticos estavam sendo achacados e chantageados. A chantagem consistia em aprovar ou reprovar contas em troca de apoio a outros políticos. Fui até processado por ter feito essa denúncia. Mas o fato foi tão grave q meu partido, pouco tempo depois, liderou o processo de extinção do órgão."

No discurso de 29 de novembro de 2016, Ivo Gomes falou: "Estou me preparando pra deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saio triste porque saio no pior momento dela. Saio no momento em que magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas dos Municípios – que têm por obrigação mínima a imparcialidade e a distância da política – interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa da qual ainda sou parte. Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados. Desde que a decisão agrade aos deputados q apoiam candidaturas de interesse", afirmou.

 

Na época, o deputado estadual pedetista Sérgio Aguiar disputava a presidência da Assembleia contra Zezinho Albuquerque, que tinha apoio dos Ferreira Gomes e do governador Camilo Santana (PT). Recentemente, Zezinho trocou o PDT pelo Progressistas. Ele declarou apoio a Izolda Cela (PDT).

Domingos Filho não declarou apoio na disputa interna do PDT, mas é contabilizado como simpatizante de Roberto Cláudio.

Quanto a Ivo, em 30 de junho, ele recebeu a governadora Izolda Cela (PDT) em Sobral e fez discurso bastante elogioso. "Uma governante que poderia muito bem ter sido eleita já e está fazendo um mandato como governadora eleita do Ceará", disse.

Ivo não explicou a que se referia. Aparentemente, era uma alusão ao fato de Izolda já ter sido pré-candidata a governadora, em 2014, e Ivo na época ter defendido que ela fosse a escolhida do grupo. Na época, as circunstâncias levaram à opção por um nome do PT: Camilo Santana.

Ivo não deixou claro se defende que Izolda seja candidata à reeleição, mas foi uma menção muito favorável em momento crucial. Some-se o fato de que foi Ivo quem lançou Izolda na vida pública, quando ele era secretário da Educação de Sobral, na segunda gestão de Cid Gomes como prefeito. Ele não esconde a proximidade com ela.

O post gerou muitas especulações entre políticos ao longo do sábado. Foi uma sinalização sobre a disputa interna do PDT, ao atingir um dos apoios aparentes de Roberto Cláudio e a favor de Izolda? Ou mira a composição da chapa e o jogo de alianças?

O que se pode ter como certo é que Ivo não fez a publicação a troco de nada. Não acordou no sábado e lembrou dos tempos de deputado, do discurso de seis anos atrás. Há um recado a ser dado.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?