Os dois principais institutos a realizarem pesquisas eleitorais neste ano no Ceará divulgaram novos números nesta quinta-feira, 22. Separados por menos de duas horas na divulgação, Ipespe e Ipec tiveram resultados significativamente diferentes.
O Ipespe é contratado pelo O POVO. O Ipec, pela TV Verdes Mares. Uma diferença importante está no período de realização. A Ipespe foi feita entre 18 e 20 de setembro. O Ipec, de 19 a 21. Faz alguma diferença. Pode ser que o Ipec tenha captado alguma tendência de forma mais consolidada. Ainda assim, um dia apenas não deveria justificar disparidade tão profunda.
Nos resultados, há diferenças reais e outras simbólicas entre as pesquisas. A mais simbólica está no fato de Wagner aparecer na frente no Ipespe e Elmano estar acima no Ipec. A rigor, neste último, o que há é empate técnico. A diferença de um ponto não é significativa estatisticamente. Mas, do ponto de vista da percepção do eleitorado, faz enorme diferença um ou outro aparecer antes, ficar acima do gráfico. É simbólica, mas de efeito concreto.
A principal diferença real está relacionada a Capitão Wagner. A diferença entre uma pesquisa e outra é de 8 pontos percentuais. Bastante coisa.
Sobre Elmano e Roberto Cláudio, as diferenças estão dentro da margem de erro. O petista tem 28% no Ipespe e 30% no Ipec. Nada anormal aí. Roberto Cláudio tem 19% em uma e 22% em outra. Também dentro da margem de erro. Há também diferença entre os indecisos, mas nada também significativo. O crucial é o resultado de Wagner.
Afora a diferença de data de campo — de um dia — parece factível que um dos institutos não tenha captado de forma adequada as intenções de voto no candidato do União Brasil. Não falo em manipulação, em dolo. Pode ter sido na definição da amostra, no recorte demográfico ou geográfico. Mas, o erro é uma possibilidade em qualquer pesquisa.
Diferença para os candidatos
No fim das contas, uma síntese:
Para Capitão Wagner: o Ipespe é muito bom e o Ipec, bem ruim. Sobretudo pelo movimento que não há em um e há no outro. No Ipespe, ele está estabilizado e tem até oscilação positiva. No Ipec, cai 6 pontos.
Para Elmano: O Ipespe é bom e o Ipec, melhor ainda. No Ipespe ele subiu 5 pontos e se isolou na segunda colocação. No Ipec, ganhou 8 e empatou tecnicamente na liderança. Aparece inclusive à frente.
Para Roberto Cláudio: a pesquisa Ipespe é bastante ruim para ele. Oscilou 3 pontos para baixo e viu Elmano desgarrar. A Ipec não é propriamente boa. Ele estaria fora do segundo turno pelos números apresentados. Mas, no Ipespe, ele está em baixa, Elmano está em alta e Wagner lidera de forma estável. No Ipec, porém, Roberto tem oscilação positiva de um ponto. Não aparece em queda, o que já é alguma coisa. Outro fator positivo para ele é a menor diferença para os líderes. Além disso, Wagner tem queda expressiva. A se confirmar o movimento e caso se mantenha, pode se abrir uma perspectiva para Roberto Cláudio, caso consiga subir. Ou seja, mesmo sem ser bom para ele, o Ipec apresenta certa possibilidade.
Ficha das pesquisas
Ipespe:
Margem de erro: 3,2
Entrevistados: 1.000
Período: 18 a 20 de setembro
Intervalo de confiança: 95,45%
Método: entrevistas por telefone, no sistema Cati Ipespe
Registros: CE-04936/2022 e BR-05066/2022
Ipec
Margem de erro: 3
Entrevistados: 1.200
Período: 19 a 21 de setembro
Intervalo de confiança: 95%
Método: entrevistas presenciais
Registros: CE-03914/2022 e BR-02694/2022