Na quarta rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará, pela primeira vez desde a primeira edição, publicada em 4 de agosto, o candidato Elmano Freitas (PT) passou Roberto Cláudio (PDT) na intenção de votos dos homens e empatou com Capitão Wagner (União Brasil) na intenção dos votos das mulheres. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 22, foi contratada pelo O POVO e realizada entre 18 e 20 de setembro de 2022.
Entre os eleitores homens, Wagner segue estável, em primeiro lugar, desde a primeira rodada. Naquela ocasião, o candidato tinha 47% das intenções de voto desse segmento. Na segunda pesquisa, apresentou oscilação de 3 pontos percentuais para baixo, atingindo 44% das intenções de voto — marca que vem mantendo desde então.
Em 4 de agosto, Roberto Claudio estava em segundo lugar, com 26% e Elmano, em terceiro, com 13%. As duas pesquisas seguintes mostraram os candidatos tecnicamente empatados na disputa pela segunda colocação, até que nesta quinta o resultado mostrou Elmano com 26%, 9 pontos percentuais à frente de RC (17%).
Entre as mulheres, Wagner e Elmano estão tecnicamente empatados em primeiro lugar, com 30% das intenções de voto. Desde a última rodada, publicada em 13 de setembro, o candidato do União Brasil manteve o mesmo percentual e o petista oscilou 3 pontos para cima. Já o ex-prefeito de Fortaleza teve uma oscilação de 1 ponto para baixo.
Os dados referem-se à pesquisa estimulada, em que o entrevistador apresenta as opções de candidatos ao eleitor. O Ipespe ouviu mil entrevistados, sendo 53% mulheres e 47% homens.
Além dos eleitores homens, o candidato a governador pelo PT também avançou entre os eleitores de 16 a 24 anos e de 25 a 44 anos. Entre a terceira e a quarta rodadas, o petista passou de 17% para 25% (+8) entre os eleitores mais jovens e de 21% a 28% (+7) entre os de 25 a 44 anos.
Enquanto isso, tanto Capitão Wagner quanto Roberto Cláudio oscilaram 4 pontos para baixo entre os eleitores de 16 a 24 anos e 2 pontos para baixo entre os de 25 a 44 anos.
Em 13 de setembro, RC e Elmano estavam tecnicamente empatados entre os eleitores de 45 a 59 anos. Já no atual cenário há uma distância maior entre eles. No período entre as duas rodadas da pesquisa, o pedetista passou de 23% das intenções de voto nesse segmento para 16%, uma queda de 7 pontos percentuais. Elmano oscilou 4 pontos para cima, de 26% para 30%, e Wagner, 3 pontos para cima, de 35% para 38%.
Já entre os eleitores de 60 anos ou mais houve redução de 13% para 7% na porcentagem de eleitores que afirmam não saber em quem votar ou que optaram por não responder. Observando os resultados os candidatos, Capitão Wagner passou de 27% para 34% das intenções de voto — aumento de 7 pontos percentuais — após ter registrado uma queda de 16 pontos percentuais entre as pesquisas de 25 de agosto e 13 de setembro. Elmano e RC oscilaram 1 ponto para cima cada.
Nas faixas de renda, também pela primeira vez desde o início das pesquisas Ipespe para o Governo do Ceará, Elmano Freitas aparece à frente de Roberto Claudio na intenção de votos dos eleitores que recebem até 2 salários mínimos. Nas outras faixas — "entre 2 e 5 salários mínimos" e "mais de 5 salários mínimos" — o candidato do PT estava numericamente à frente do candidato do PDT desde a segunda rodada das pesquisas Ipespe para o Governo do Estado do Ceará.
Na pesquisa de 13 de setembro, a terceira rodada, Elmano e RC estavam empatados, ambos com 23% entre a parcela dos eleitores que recebem até 2 salários mínimos. Nesta quinta-feira, 22, Elmano atingiu 29% entre esses eleitores e RC, 18%. Capitão Wagner, que tinha registrado queda de 6 pontos percentuais na pesquisa anterior, oscilou 3 pontos para cima, de 32% para 35%.
Na faixa que ganha acima de cinco salários mínimos, o percentual de eleitores que afirma votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos citados caiu 9 pontos percentuais, passando de 12% para 3% entre os dois últimos levantamentos. Capitão Wagner aumentou 5 pontos percentuais, de 36% para 41%, enquanto Elmano e RC oscilaram, cada um, 4 pontos percentuais para cima.
Por outro lado, o percentual de eleitores que afirma votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos citados passou de 7% para 12% entre os eleitores com ensino superior. É o maior valor para esse segmento desde o início das pesquisas Ipespe encomendadas pelo O POVO. Em 4 de agosto, no primeiro levantamento, esse percentual era de 4% dos eleitores com ensino superior.
Entre os eleitores com ensino fundamental, essa porcentagem é a menor desde o início das rodadas de pesquisa. Em 4 de agosto, 13% desses eleitores afirmavam que iriam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos citados; mas na pesquisa mais recente esse número caiu pela metade e chegou a 6%. Nesse segmento, Capitão Wagner segue estável, com 36%, RC oscilou 3 pontos para baixo e Elmano avançou de 23% para 31% desde 13 de setembro.
O Ipespe ouviu mil eleitores entre 18 e 20 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, no sistema Cati Ipespe. A margem de erro máxima é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número BR-05066/2022.
A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.
O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais. O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico
Pesquisas mostram tendência do voto nas eleições do Ceará