Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe: rejeição a Roberto Cláudio vai a 40%; Wagner e Elmano têm 36%, cada
Reportagem Seriada

Pesquisa Ipespe: rejeição a Roberto Cláudio vai a 40%; Wagner e Elmano têm 36%, cada

Os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa oscilaram positivamente no índice de rejeição
Episódio 23

Pesquisa Ipespe: rejeição a Roberto Cláudio vai a 40%; Wagner e Elmano têm 36%, cada

Os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa oscilaram positivamente no índice de rejeição
Episódio 23
Tipo Notícia Por

 

 

A quarta rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra tendência de crescimento da rejeição dos três candidatos mais bem colocados na disputa. Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 40% dos entrevistados citaram Roberto Cláudio (PDT). Capitão Wagner (UB) e Elmano Freitas (PT) aparecem com 36%, cada. Como a margem de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre as rejeições.

 

 

Essa é a quarta consulta contratada pelo O POVO para o pleito deste ano no Estado. Completam a lista do índice de reprovação do eleitorado Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP), todos com 34%, cada, de eleitores que afirmam não votar neles de jeito nenhum.

Considerando os resultados da série anterior, realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, os candidatos do PDT, do União Brasil e do PT oscilaram positivamente, dentro da margem de erro. As maiores oscilações foram do ex-prefeito de Fortaleza e do petista, que obtiveram um acréscimo de 3% em relação à pesquisa passada. Eles haviam contabilizado 37% e 33%, nessa ordem, e foram para 36% e 40%, respectivamente. Wagner, por sua vez, foi de 35% para 36%.

Entre as candidaturas dos partidos menores, os concorrentes do PSTU e PCB mantiveram o mesmo índice, enquanto o político da União Popular pelo Socialismo oscilou negativamente um ponto percentual, saindo de 35% para os 34% atuais.

 

 

No comparativo entre as quatro pesquisas contratadas pelo O POVO, o pedetista foi o que mais aumentou o seu índice de rejeição. Em 4 de agosto, o número era 30%, depois aumentou para 35% em 25 do mesmo mês, oscilou positivamente para 37% em 13 de setembro e, agora, chegou a 40%. Elmano saiu de 29% no primeiro levantamento para 36% no mais recente. Wagner, por sua vez, manteve estabilidade, variando entre 35% e 37%.

 

 

Certeza de voto dos eleitores

O Ipespe constatou que o eleitorado de Capitão Wagner é o mais convicto do voto entre os concorrentes ao Palácio da Abolição. Foram 35% dos entrevistados que afirmaram que “votariam com certeza” no candidato, uma oscilação positiva de um ponto percentual em relação a série anterior. O político é seguido por Elmano, que cresceu de 23% para 27%, e ficou a frente de RC, que caiu de 21% para 17%.

No mesmo questionamento, Chico Malta alcançou 1%, enquanto Serley Leal e Zé Batista não foram mencionados por 1% dos eleitores como "voto certo".

 

 

Grau de conhecimento do eleitorado sobre os candidatos

O instituto ainda testou nível de conhecimento do eleitorado em relação aos candidatos a governador. Entre os três mais bem colocados na disputa, Elmano é citado por 19% dos entrevistados que dizem “não conhecê-lo o suficiente para opinar”. Para o mesmo índice, Roberto e Wagner foram citados por 13% e 11% dos eleitores, respectivamente.

Sobre a probabilidade de escolher os candidatos, 16% afirmaram que “poderiam votar” no petista, o mesmo número de entrevistados apontam o candidato do União Brasil, enquanto outros 29% indicaram o pedetista.

Zé Batista, Serley e Chico alcançaram os maiores índices da pesquisa sobre os que afirmam não ter informações suficientes para opinar. Eles foram citados por 62%, 62% e 61%, respectivamente, dos votantes.

O Ipespe ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do Ceará, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 18 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05066/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o protocolo CE-04936/2022.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, aplataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto.A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Acompanhe a cobertura do O POVO

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO.

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio:Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO

O que você achou desse conteúdo?