Oposição avança para se unir no Ceará e RC diz a aliados que aceita disputar governo
clique para exibir bio do colunista
Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Oposição avança para se unir no Ceará e RC diz a aliados que aceita disputar governo
Em breve deve haver uma sinalização pública. Nos próximos meses, no momento em que for conveniente politicamente, deverão ser apresentados dois ou três opções de pré-candidatos
Foto: FERNANDA BARROS
WAGNER, André e Roberto Cláudio: bloco em construção
Em meados de fevereiro, a oposição no Ceará planejou um encontro que deveria reunir André Fernandes (PL), Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) com as bancadas. No dia em que haveria a reunião, Fernandes, hoje o mais popular dos três, deu declaração ao colega Carlos Mazza, na coluna vizinha Vertical, que melou a tentativa de unidade naquele momento. O deputado dizia que o PL queria ocupar a vaga de candidato a governador e as duas a senador. Não havia espaço para os demais. Pareceu ser o recuo de muitas casas na tentativa de formação de um bloco — ou mesmo o fim do projeto —, mas líderes oposicionistas, pelo contrário, consideram que a aliança está em construção e cada vez é mais concreta. Antes da declaração à Vertical, Fernandes comentou com interlocutores que precisaria fazer uma sinalização para dentro do próprio PL, pois os interlocutores consideravam que o partido estava a reboque. A perspectiva de uma frente unificada está de pé. E o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem dito a aliados que está disposto a concorrer a governador.
Passos para o bloco
Por ora, o entendimento é de que é preciso consolidar a união. Em breve deve haver uma sinalização pública. Nos próximos meses, no momento em que for conveniente politicamente, deverão ser apresentados dois ou três opções de pré-candidatos. Fernandes não tem idade, o mínimo é de 30 anos na posse. Roberto está há mais de quatro anos sem mandato e Wagner há mais de dois. Todos eles sabem que, no cargo de governador e com o apoio de várias máquinas, Elmano de Freitas (PT) é favorito. Seria natural para ambos buscar um mandato seguro, talvez de deputado. Porém, com uma oposição unida e uma candidatura sólida e estruturada, interlocutores ouviram de Roberto que ele aceita concorrer. Para o PL, como André disse também à Vertical, a prioridade é lançar ao Senado o pai dele, Alcides Fernandes.
Além da aliança e do candidato, será preciso construir um projeto em comum. Não é a tarefa menos difícil.
Viabilidade
A oposição terá PL, projeta contar com a superfederação União Brasil/PP, conta com o PSDB, que deve formar federação com Podemos e Solidariedade. E tem o PDT. Nesse cenário, o cálculo é de ter metade do tempo de rádio e televisão. De todos esses, a maior dúvida é o PDT.
Chances
Todo mundo na oposição sabe que Elmano é favorito, mas há cenários que são consolidados. O presidente Lula (PT) não tem hoje a mesma força de 2022. (Mas agora é presidente, o que significa outras coisas.) Camilo Santana (PT) é muito popular. Mas, em 2022 era candidato. Agora, é apoiador. Não é a mesma coisa.
Fator nacional
Será ano de eleição presidencial e as circunstâncias nacionais pesarão. Hoje, o cenário com o qual se trabalha é de Tarcísio de Freitas candidato. Isso pode ter reflexos no Ceará. Como se portará o Republicanos — atual partido de Tarcísio e hoje na base de Elmano? Pode se juntar à oposição? E o PSD, de Domingos Filho, cujo líder nacional é Gilberto Kassab, um dos principais aliados de Tarcísio?
Acima de polarização
Num Brasil tão dividido sobre quase tudo, trago uma notícia que vai deixar todo mundo feliz. Saio de férias a partir de hoje. Quem gosta de mim fica feliz porque eu terei o merecido descanso. E quem não gosta fica feliz porque serão dias sem nenhum texto meu publicado. Neste momento a alegria é geral, como diz o Olodum.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.