Logo O POVO+
A investida de Elmano contra Trump
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

A investida de Elmano contra Trump

A crítica do governador ao presidente dos Estados Unidos não ficou apenas na questão do tarifaço. Sobrou também para opositores locais
Tipo Opinião
Elmano discursa no lançamento do Anuário do Ceará (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Elmano discursa no lançamento do Anuário do Ceará

O discurso do governador Elmano de Freitas (PT) na festa de lançamento do Anuário do Ceará 2025-2026, na noite de segunda-feira, 25, foi provavelmente a mais dura manifestação de que me lembro feita por ele contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele falou naturalmente do “tarifaço por questão ideológica” e dos impactos para o País, mas não apenas. Fez alusão à publicação compartilhada do secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, contra o direito ao voto de mulheres.

Contra opositores também

Elmano não deixou de bater nos que apoiam as medidas de Trump no Brasil e no Estado. “Forças políticas do Brasil e do Ceará implantaram QG (quartel-general) dos Estados Unidos para pedir mais medidas contra o Brasil e os brasileiros”, enfatizou,

Estiveram presentes à solenidade vários dos expoentes da oposição. Além de parlamentares, compareceram o ex-prefeito Roberto Cláudio e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).

A primeira missão do novo secretário

A revogação das permissões para vendedores ambulantes que trabalham na Beira Mar é a primeira medida de impacto do novo secretário da Regional 2 da Prefeitura de Fortaleza, o vereador licenciado Márcio Martins (União Brasil).

Desde 9 de agosto, ele havia antecipado ao O POVO o que seria feito. O gestor informou que recebeu do prefeito Evandro Leitão (PT) a tarefa de reorganizar a orla.

“Na gestão anterior, do prefeito Sarto, liberaram uma quantidade exagerada de permissionários, estrangulando o cartão-postal de Fortaleza. Então, nós precisamos fazer isso com muita responsabilidade, com muita sensibilidade. O objetivo não é uma caça às bruxas, mas, sim, organizar para que a Beira Mar de todos possa ser de fato de todos”, disse na ocasião.

Troca

Márcio Martins trocou, no começo do mês, a Regional 10 pela 2. São áreas complexas com desafios diferentes. Na 10, há bairros como Maraponga e Mondubim. Na 2 estão os bairros mais ricos da cidade, como Aldeota, Meireles, Varjota, Papicu, Dionísio Torres, De Lourdes, Mucuripe e Joaquim Távora. Também aí há áreas pobres e precárias. Na nova pasta, a visibilidade é bem maior.

Sinal?

O PSDB perdeu o último dos três governadores eleitos em 2022. Saiu Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, rumo ao PP. Antes saíram Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.

A perspectiva de filiação de Ciro Gomes (PDT) pode ser a grande aquisição do partido na “janela de transferências” que vai até abril do próximo ano. Se o ex-governador do Ceará se filiar mesmo — e, por enquanto, as confirmações partem do PSDB, obviamente muito interessado pelos motivos expostos — será na contramão da tendência de esvaziamento.

Para tucanos supersticiosos, um fator a lembrar: em 1990, Ciro foi o único governador que o partido elegeu.

O ex-ministro é paquerado também pelo União Brasil.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?