Logo O POVO+
Oito ministros mudaram sempre do mesmo jeito e três mudaram posição sobre 2ª instância
Foto de Érico Firmo
clique para exibir bio do colunista

Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista

Érico Firmo política

Oito ministros mudaram sempre do mesmo jeito e três mudaram posição sobre 2ª instância

Já houve ministro que mudou o voto até mais de uma vez
STF volta a discutir prisão após segunda instância  (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)
Foto: Nelson Jr./SCO/STF STF volta a discutir prisão após segunda instância

Assista ao julgamento:

Da atual composição do Supremo Tribunal Federal (STF), oito ministros votaram sempre da mesma forma sobre a prisão em segunda instância. Três já mudaram de posição, um deles mais de uma vez. O julgamento foi retomado nesta quarta-feira, 23.

Confira como foram os julgamentos anteriores sobre a prisão em segunda instância

Foram sempre a favor da prisão após a segunda instância: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

Foram sempre contra o início do cumprimento da pena após a segunda instância: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski.

Sendo que Alexandre de Moraes votou apenas uma vez.

Mudaram o voto:

Dias Toffoli: foi a favor da prisão em segunda instância em fevereiro de 2016, foi contra em outubro de 2016 e manteve a posição contrária em abril de 2018.

Gilmar Mendes: foi contra prisão em segunda instância em 2009, a favor em fevereiro de 2016, manteve-se a favor em outubro de 2016 e voltou a ser contra em abril de 2018.

Rosa Weber: foi contra a prisão em segunda instância em fevereiro e outubro de 2016, e foi a favor em abril de 2018, argumentando que era a jurisprudência firmada no STF.

Foto do Érico Firmo

É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?