Governo preocupado com o novo presidente da Bolívia
clique para exibir bio do colunista
Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor e Walmor Parente é jornalista especializado em cobertura do Congresso Nacional e com experiência em rádios, foi repórter da coluna Esplanada antes de se tornar subeditor
Governo preocupado com o novo presidente da Bolívia
O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas mãos dos EUA
Foto: AIZAR RALDES/AFP
Rodrigo Paz, eleito novo presidente da Bolívia pelo Partido Democrata Cristão (PDC)
O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo, 19.
O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas mãos dos EUA. Com a pressão do presidente Donald Trump sobre a Venezuela e a Colômbia, por conta do narcotráfico, é de esperar que a Bolívia, um dos principais produtores de cocaína do mundo, seja prioridade máxima para Trump.
Além disso, o republicano também possui interesse no lítio boliviano. O País possui uma das principais reservas do mundo do mineral, hoje explorado pela China. O gás natural também é outro insumo relevante para os EUA.
Carro-chefe na trajetória do presidente Lula da Silva, agora, o Bolsa Família terá seu calendário de pagamento unificado ao Auxílio Gás pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A união garante a transferência de R$ 168,7 milhões para famílias de 39 municípios de seis Estados em situação de emergência. A intenção pode ser aumentar o número de eleitores do petista.
De olho nos minerais
Além da China e Estados Unidos, outro país de olho nos minerais estratégicos brasileiros é a Polônia. O país possui a 2º maior capacidade mundial na fabricação de baterias de íon-lítio, atrás apenas dos chineses.
A Polônia também é um dos líderes europeus na produção e exportação de baterias elétricas automotivas.
Saúde mental
Uma pesquisa mostrou que 54,6% das compras de remédios no setor de tecnologia estão ligadas à saúde mental, superando as doenças crônicas, segundo o estudo “Uso de medicamentos por segmento 2025”, da Vidalink.
A pesquisa analisou 395 mil transações de 80 mil pessoas em 179 empresas. Já na indústria, 57,5% das compras são para condições como hipertensão e diabetes.
Na última semana, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a proposta da senadora Dra. Eudócia (PL-AL), para a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Rússia.
A ideia é desenvolver a relação entre os parlamentares. A iniciativa ainda encontra resistência, como a do senador Hamilton Mourão (REP-RS), que relembrou que a Rússia está em guerra pela conquista de outro país.
Prioridade
O Itamaraty não respondeu desde janeiro ao pedido de agrément para um embaixador, mas aprovou rapidamente o novo representante de Cuba, Victor Manuel Cairo Palomo.
Ele é diplomata desde 2006 e atua como Embaixador no Panamá. Em Brasília, pretende retomar o programa Mais Médicos. Também buscará apoio financeiro do Brasil para Cuba.
ESPLANADEIRA
#Reitor da PUC-Rio, Anderson Antonio Pedroso lança “Por uma poética da criatividade: o conceito de arte em Vilém Flusser” dia 23, na Livraria da Travessa do Leblon-RJ.
#Acontece hoje o webinar da G.A.C. Brasil sobre captação estratégica de recursos para inovação.
#Feira Primeiro Passo oferece 6 mil vagas e serviços gratuitos no BioParque do RJ.
#BrasilCenter anuncia mais de 370 vagas em todo o País.
#Jõao Carlos Amador e Nicolas Behr lançam série “Histórias de Brasília”, dia 22 na Casa de Chá-DF.
#Especialista em finanças, Alexandre Gasparim participa da live da revista Fator Jurídico sobre legado financeiro, às 17h30, hoje no youtube.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.