Logo O POVO+
Kassab pede a Camilo espaço para o PSD na chapa do governo no Ceará
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Kassab pede a Camilo espaço para o PSD na chapa do governo no Ceará

Líderes políticos almoçaram em Brasília e trataram sobre possíveis acordos para o pleito eleitoral de 2026
Tipo Notícia
Gilberto Kassab, Camilo Santana e Domingos Filho (Foto: Fabio Lima / Aurélio Alves)
Foto: Fabio Lima / Aurélio Alves Gilberto Kassab, Camilo Santana e Domingos Filho

Camilo Santana (PT), ministro da Educação, se reuniu há cerca de um mês com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, juntamente do presidente estadual da sigla, Domingos Filho, e o deputado federal Domingos Neto (PSD).

Em um apartamento em Brasília, os líderes conversaram sobre política nacional. Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, teria feito uma avaliação que Tarcísio de Freitas (Republicanos) não seria candidato à Presidência da República em 2026 e apostaria em Ratinho Jr (PSD) como o nome da direita que não alguém de sobrenome Bolsonaro.

E claro, os caciques também falaram sobre o cenário do Ceará. Vamos aos assuntos. Segundo apurado pela coluna, Kassab pediu mais inclusão no debate eleitoral sobre o PSD ocupar espaços majoritários do bloco governista em 2026. As opçoes pleiteadas seriam: vice-governadoria do Estado, uma das duas Senado Federal ou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Domingos Filho descarta concorrer a deputado estadual e gostou da ideia da candidatura a senador.

Ainda de acordo com fontes ouvidas, Camilo falou que o partido já está contemplado, mas isso não descarta que a sigla esteja na chapa. Atualmente, o PSD tem a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, filha de Domingos Filho. O próprio presidente estadual é secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Elmano de Freitas (PT).

Passados dias da conversa, o nome de Domingos começou a ser citado como possível candidato no ano que vem. No início de setembro, Elmano falou que o PSD anunciou querer ter espaço na chapa majoritária.

Poucos dias depois, Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Alece, citou Domingos Filhos como um pré-candidato ao Senado Federal, somando-se a outros sete possíveis postulantes pela base estadual.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?