Kassab pede a Camilo espaço para o PSD na chapa do governo no Ceará
clique para exibir bio do colunista
Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: Fabio Lima / Aurélio Alves
Gilberto Kassab, Camilo Santana e Domingos Filho
Camilo Santana (PT), ministro da Educação, se reuniu há cerca de um mês com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, juntamente do presidente estadual da sigla, Domingos Filho, e o deputado federal Domingos Neto (PSD).
Em um apartamento em Brasília, os líderes conversaram sobre política nacional. Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, teria feito uma avaliação que Tarcísio de Freitas (Republicanos) não seria candidato à Presidência da República em 2026 e apostaria em Ratinho Jr (PSD) como o nome da direita que não alguém de sobrenome Bolsonaro.
E claro, os caciques também falaram sobre o cenário do Ceará. Vamos aos assuntos. Segundo apurado pela coluna, Kassab pediu mais inclusão no debate eleitoral sobre o PSD ocupar espaços majoritários do bloco governista em 2026. As opçoes pleiteadas seriam: vice-governadoria do Estado, uma das duas Senado Federal ou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Domingos Filho descarta concorrer a deputado estadual e gostou da ideia da candidatura a senador.
Ainda de acordo com fontes ouvidas, Camilo falou que o partido já está contemplado, mas isso não descarta que a sigla esteja na chapa. Atualmente, o PSD tem a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, filha de Domingos Filho. O próprio presidente estadual é secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Elmano de Freitas (PT).
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.