Integrantes de flotilha com Luizianne e brasileiros será deportada para a Europa, diz Israel
clique para exibir bio do colunista
Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: Saeed Qaq / AFP
Barco da Flotilha Global Sumud, interceptado pelas forças israelenses no mar Mediterrâneo, próximo às águas da Faixa de Gaza, chega ao porto de Ashdod, no sul, em 2 de outubro de 2025
De acordo com declarações israelenses por meio da rede social X (antigo Twitter), os passageiros da flotilha foram levados "em segurança e paz para Israel", onde lá passarão pelo processo de deportação. Ainda de segundo a versão israelense, os tripulantes estão "seguros e com boa saúde".
Israel afirmou nesta quinta-feira, 2, que há um último navio que não chegou ao local onde os demais foram interceptados e caso se aproxime da costa, também será impedido de prosseguir.
"Todos os passageiros estão seguros e com boa saúde. Eles estão a caminho de Israel, de onde serão deportados para a Europa. Um último navio desta provocação permanece à distância. Caso se aproxime, sua tentativa de entrar em uma zona de combate ativa e romper o bloqueio também será impedida", diz a postagem do Ministério.
Apesar das informações divulgadas pela pasta oficial do país, a Global Sumud Flotilla declarou à coluna estar sem contato com a flotilha desde a noite da quarta-feira, 1º, e que não reconhece os comunicados de Israel e só se baseiam com mensagens diretas com membros da tripulação.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.