Logo O POVO+
Novo PGJ escolhe Eneas Romero como diretor-geral da Escola Superior do MPCE
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Novo PGJ escolhe Eneas Romero como diretor-geral da Escola Superior do MPCE

Em 2023 o promotor de Justiça liderou a lista tríplice para procurador-geral de Justiça, mas foi preterido pelo segundo colocado. Agora, o novo PGJ, também segundo colocado, o indica para cargo
Tipo Notícia
Comentar
O novo procurador-geral de Justiça, Herbet Gonçalves Santos, indicou Eneas Romero para o cargo de diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP) (Foto: Secom/MPCE)
Foto: Secom/MPCE O novo procurador-geral de Justiça, Herbet Gonçalves Santos, indicou Eneas Romero para o cargo de diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP)

O novo procurador-geral de Justiça (PGJ), Herbet Gonçalves Santos, indicou o promotor de justiça Eneas Romero para o cargo de diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP). A escolha foi aprovada pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça (OECPJ) por unanimidade após sabatina na quarta-feira, 14.

“Nós precisamos de uma instituição com talentos múltiplos e formar esses talentos, tanto de modo humano, incentivando a formação de longo prazo e desenvolvendo as habilidades, é o único caminho através do qual o Ministério Público pode continuar tendo um papel de destaque na sociedade”, disse Eneas.

Herbet, chefe do Ministério Público do Ceará (MPCE), assumiu o posto no último dia 6 de janeiro, elogiou o promotor escolhido. Romero é titular da 19ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, em que trabalha na defesa de pessoas idosas e de pessoas com deficiência.

“É um colega que tem profundo conhecimento jurídico. Com certeza brilhará ainda mais na nossa instituição e continuará trilhando essa trajetória de sucesso que o já possui, sempre procurando fortalecer o Ministério Público e a sociedade”, declarou.

Em 2023, Eneas Romero ficou em primeiro lugar na lista tríplice do MPCE para o cargo de PGJ para o biênio 2024/25. Porém, o nomeado pelo governador Elmano de Freitas (PT) foi o segundo, o promotor de justiça Haley de Carvalho Filho.

Na eleição mais recente, para o biênio 2025/26, Haley foi o mais votado, mas novamente Elmano escolheu o segundo. Desta vez, o indicado foi justamente Herbet Santos, que agora indica Eneas para dirigir a ESMP.

No discurso na sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, o novo procurador-geral de Justiça afirmou estar em missão de "paz" e que quer unir o que chamou de MPCE fragmento entre grupos políticos.

"Vamos esquecer essa questão de grupos políticos dentro do Ministério Público. Todos nós temos as nossas preferências, as nossas amizades, afinidades, é natural que a gente se una em pequenos grupos com quem a gente tem afinidade, mas institucionalmente não podemos tratar o Ministério Público fatiado da forma que está. Fragmentado. Grupo A, B ou C. Ministério Público é um só. Vamos nos respeitar como instituição, acabar com essa fragmentação no Ministério Público e agir como um só corpo", afirmou.

A solenidade de posse ocorrerá nesta sexta-feira, 16, às 17 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?