Logo O POVO+
Agenda de Lula no Ceará prevê visita ao Porto do Pecém e almoço com Camilo no sábado
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Agenda de Lula no Ceará prevê visita ao Porto do Pecém e almoço com Camilo no sábado

Conforme fontes do PT, a agenda de Lula no Ceará se divide em duas partes: uma primeira com o governador e outra, já na segunda-feira, 23, com rodada de conversas com lideranças partidárias
Tipo Notícia
Lula disse ter desmontado julgamento de Moro (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula Lula disse ter desmontado julgamento de Moro

Com chegada prevista ao Ceará na próxima sexta-feira, 20, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar o Porto do Pecém no dia seguinte, sábado, ao lado do governador Camilo Santana (PT).

A visita, agendada para a parte da manhã, se estende depois com um almoço que o governador oferece ao ex-presidente.

Essa é a primeira passagem de Lula pelo estado desde que foi condenado na Operação Lava Jato, cuja sentença foi anulada pelo Supremo em decisão deste ano, devolvendo os direitos políticos do petista.

Por maioria da Corte, a condenação em primeira instância, proferida pelo ex-juiz Sergio Moro, foi invalidada após a conduta do então magistrado ter sido considerada suspeita.

No Ceará, Lula mantém encontros com lideranças para articular alianças de olho em 2022. O estado é peça importante nos planos petistas, primeiro por abrigar uma gestão do partido, embora mais próxima de Ciro Gomes (PDT) do que de Lula e correligionários.

Segundo porque o PT pretende fortalecer seu palanque estadual, tanto para Lula quanto para os postulantes da agremiação que vão disputar mandatos seja de deputado estadual ou de federal.

Conforme fontes da sigla, a agenda de Lula no Ceará se divide em duas partes: uma primeira com o governador e outra, já na segunda-feira, 23, com rodada de conversas. O ex-presidente deve reservar o final de sábado e o domingo para outras atividades.

Já na segunda pela manhã, começa maratona de tratativas políticas, com reuniões com dirigentes de legendas, do Psol ao PCdoB. Em seguida, Lula almoça com o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) – a informação foi confirmada pelo emedebista.

O petista finaliza o dia em discussões com a cúpula do PT no estado, entre deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores e outras lideranças. Do Ceará, o ex-presidente segue viagem para o Rio Grande do Norte, quinto estado visitado nessa caravana pelo Nordeste, que se encerra com uma parada na Bahia.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?