Logo O POVO+
Aliados tentam convencer Ciro a disputar cadeira no Senado
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Aliados tentam convencer Ciro a disputar cadeira no Senado

O entendimento é de que, diferentemente de 2022, agora haveria mais espaço para um nome fora do binarismo Lula/Bolsonaro
Ex-presidenciável Ciro Gomes, do PDT (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Foto: Reprodução/Redes sociais Ex-presidenciável Ciro Gomes, do PDT

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) não está parado. Dias atrás, participou de um encontro com a bancada do PDT, da qual ouviu apelo para que examine com zelo uma nova candidatura em 2026, em princípio à sucessão de Lula.

O entendimento é de que, diferentemente de 2022, agora haveria mais espaço para um nome fora do binarismo Lula/Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM "Apetite" do PT incomoda aliados

Um dos convidados do "Debates do Povo" (rádio O POVO CBN) da última quarta-feira, 2, contudo, o vereador Gardel Rolim (PDT) cogitou que Ciro pode concorrer não ao Planalto, mas a um mandato de senador.

Seria uma estratégia, avaliou o pedetista, para injetar combustível em uma chapa de candidatos ao Congresso pela legenda trabalhista.

Caso isso seja levado adiante, uma circunstância inusitada se apresentaria: Ciro e o irmão Cid pleiteando a mesma cadeira de senador, ainda que indiretamente, já que o atual parlamentar tem se mostrado resistente a entrar na briga por novo mandato.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?