Logo O POVO+
Camilo envia reajuste de policiais para Assembleia; mensagem será votada semana que vem
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Camilo envia reajuste de policiais para Assembleia; mensagem será votada semana que vem

Governador Camilo Santana (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa mensagem com o reajuste de policiais militares e bombeiros. A categoria rejeita a proposta que reestrutura os salários
Tipo Notícia
Governador Camilo Santana enviou proposta de reajuste para a Assembleia Legislativa: (Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Governador Camilo Santana enviou proposta de reajuste para a Assembleia Legislativa: (Mauri Melo/O POVO).

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa a mensagem com o reajuste dos policiais militares e bombeiros. A proposta foi fechada ontem em reunião entre representantes da corporação, secretários, deputados e membros do Ministério Público, mas rejeitada pela categoria horas depois.

Na manhã de hoje, Pedro Queiroz, diretor da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), disse ao O POVO esperar que o governador reabrisse as discussões sobre o reajuste.

“Nós recebemos a simulação discutida (ontem), mas, quando foi levada à tropa, mesmo com pré-aceitação, ao tomar conhecimento dos números, ela não se agradou”, relatou.

O presidente da Aspramece acrescentou: “O que estamos esperando do Governo é que reabra as discussões para poder, em sintonia com a tropa, ter um prognóstico melhor do que a gente acabou acordando ontem. Tem que ser feita uma mudança e reabrir o debate”.

À reportagem, Noélio voltou a dizer nesta sexta-feira que “tentou de todas as formas” chegar a um acerto que contemplasse os militares, mas houve rejeição aos termos do texto avalizado. “O Estado pegou apenas o dinheiro e remanejou, é um recurso que já gasta”, criticou o deputado estadual.

Queiroz era um dos participantes do encontro com membros do governo. Além dele, chancelaram o acordo os deputados Soldado Noélio e Capitão Wagner, ambos do Pros, que gravaram vídeo distribuído nas redes sociais em que comemoraram o acerto final da proposta, considerada um avanço histórico.

Procurado ontem, o titular da Casa Civil de Camilo, Élcio Batista, afirmou que o acordo havia sido feito com os representantes designados pela categoria e que, portanto, ele estava mantido. Hoje, a mensagem foi encaminhada à AL, que deve aprová-la na semana que vem, a tempo de os valores passarem a valer para os vencimentos de março deste ano.

A proposta discutida por Governo, deputados e associações prevê gastos de R$ 495 milhões, acrescidas as gratificações que já eram pagas aos militares. Pela nova tabela, um soldado passará a receber R$ 4,5 mil ao final de 2022. O número de parcelas de pagamento do reajuste foi reduzido de quatro para três, disponíveis em março deste ano (40%), março de 2021 (30%) e março de 2022 (30%). 

O POVO procurou o deputado Capitão Wagner, que disse que não iria comentar a recusa da categoria de acordo celebrado entre os representantes e secretários do governo.

Mais informações em instantes

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?