Deputados cearenses trabalham por recursos para o Rio Grande do Sul
clique para exibir bio do colunista
João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais
Deputados cearenses trabalham por recursos para o Rio Grande do Sul
Danilo Forte apresentou Projeto de Lei que destina R$ 400 milhões para enfrentar a calamidade no Sul. AJ Albuquerque faz relatório favorável ao direcionamento de emendas
Foto: Agência Câmara
AJ Albuquerque, deputado federal
Brasília inteira se mobilizou para ajudar o Rio Grande do Sul durante a maior tragédia climática da história do estado. Entre os parlamentares que mais trabalharam pelos gaúchos estão Danilo Forte e AJ Albuquerque. O primeiro apresentou Projeto de Lei com regime de urgência para destinar R$ 400 milhões, referente à parcela do resultado da comercialização de energia de Itaipu que cabe ao Brasil. A medida ainda vai ser analisada no Congresso Nacional.
Já o deputado AJ Albuquerque foi o responsável por inserir no texto do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) o artigo que dá prioridade no recebimento de emendas parlamentares a estados em situação de calamidade pública. “É um esforço coletivo. O governo vai enviar recursos e nós estamos trabalhando para garantir que os parlamentares do Rio Grande do Sul também possam atender às demandas dos prefeitos”, apontou AJ Albuquerque.
Camilo Santana sai em defesa do Consórcio Nordeste
Foto: FÁBIO LIMA
Ministro da educação, Camilo Santana
Durante o evento “Juros por Educação”, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou para a necessidade dos estados que não estão superendividados também receberem benefícios do Governo Federal. Isso porque o Ministério da Fazenda ofereceu às Unidades da Federação que estão em débito com a União uma redução nos juros da dívida de até 2% ao ano para os estados que aumentarem as matrículas no ensino médio.
A maior parte dos endividados está nas regiões Sul e Sudeste. Os estados do Nordeste, via Consórcio Nordeste, pediram tratamento igualitário ao governo e, em ofício, solicitaram o aumento do Fundo de Participação dos Estados ou o alongamento do parcelamento de dívidas com instituições financeiras. Camilo defendeu a ideia. “É claro que é preciso olhar para todos os estados. Precisa ter algum estímulo para os estados que não têm dívidas suficientes para ter o benefício”, disse o ministro, que garantiu uma conversa com o colega de Esplanada. “É um tema que vamos ter que conversar, e o ministro Haddad vai bater o martelo”, concluiu.
O Governo Federal se comprometeu a responder à demanda do consórcio até o fim de maio.
Mauro Filho viaja aos EUA para tratar de juros e reforma tributária
O convite foi feito pelo evento Summit Brasil - Estados Unidos, que vai tratar sobre o impacto da taxa de juros americana em todo o mundo, principalmente na economia brasileira. Mauro viaja para Nova Iorque no dia 13 de maio e participa como debatedor. “Me sinto muito honrado pela lembrança, fico feliz com o reconhecimento”, pontuou.
O parlamentar também vai debater a regulamentação da reforma tributária durante a reunião do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Mauro Filho foi indicado para fazer parte do Grupo de Trabalho que vai trabalhar o primeiro projeto de lei que vai detalhar a reforma de tributos sobre o consumo. Falta apenas o presidente da casa, Arthur Lira, designá-lo.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.