Logo O POVO+
Dessalinização da Praia do Futuro: licitação ficou para outubro
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Dessalinização da Praia do Futuro: licitação ficou para outubro

Tipo Opinião

O adiamento da abertura da licitação para a usina de dessalinização na Praia do Futuro aplacou os ânimos de empresas interessadas no edital. Havia muita insatisfação com a intenção da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) de lançar o certame logo na próxima terça-feira, dia 1º, apesar das limitações impostas pela pandemia. Na tarde de sexta-feira, a estatal decidiu adiar para 6 de outubro. O projeto é o maior do gênero no País e tem valor estimado em R$ 3,2 bilhões para um contrato de 30 anos.

A concorrência pública internacional (nº 20200001) é do tipo menor valor da contraprestação para a concessão dos serviços que compreendem elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de planta de dessalinização de água marinha na Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade de 1m³/s.

O processo é tão complexo que a própria Cagece levou mais de 40 dias para responder questionamentos de consórcios interessados. Houve pedidos de esclarecimentos na primeira quinzena de julho, respondidos somente na última quarta-feira (26), em cima da data prevista para o certame. Ao todo, foram formalizados e negados nove pedidos de adiamento por diferentes empresas do segmento.

As queixas de concorrentes, levadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), miraram no consórcio GS Inima Brasil, responsável pelos estudos da usina de dessalinização (no âmbito do procedimento de manifestação de interesse nº 01/2017/Cagece). Este seria o único a dispor de todos os dados e informações necessários à elaboração da proposta.

A influência da pandemia no curso do processo tem uma razão logística. O edital internacional foi publicado em 29 de abril, pico da pandemia no Brasil e no mundo, com impedimentos de voos internacionais, proibição de funcionamento de atividades, vedação de reuniões presenciais, reduzida atuação de cartórios e dos conselhos profissionais (estes necessários à obtenção de certidões e atestados). Ademais, restrições de deslocamento dentro do País e até lockdown em Fortaleza.

O projeto para implantação de uma usina de dessalinização existe para diversificar a matriz hídrica de Fortaleza. Houve 15 estudos e projetos elaborados pela empresa contratada. A não dependência das chuvas é uma grande vantagem do sistema de dessalinização. Gera alívio para as reservas hídricas dos mananciais usados no macrossistema de Fortaleza e RMF: Pacoti, Riachão e Gavião.

Governo Bolsonaro tenta colocar marca própria em programas habitacionais
Foto: Gustavo Simão, em 30/12/2018
Governo Bolsonaro tenta colocar marca própria em programas habitacionais

HABITAÇÃO

Era uma casa verde e amarela

O anunciado programa Casa Verde Amarela, uma atualização do Minha Casa Minha Vida, ainda da Era Lula (2004), tem condições mais cômodas para quem é do Norte e Nordeste, 0,5% ponto percentual mais barato financiar aqui. Como tudo o que implica alguma vantagem para a parte de cima do mapa - mesmo ante os seculares desequilíbrios em forma de 2,8 milhões de moradias como déficit habitacional - causou nariz torcido no eixo Rio-SP. Exceto para quem de lá vem ganhar dinheiro aqui. A MRV, Direcional e RNI, por exemplo, adoraram. A RNI vende em Pacatuba o Moradas das Flores, condomínio fechado de casas de dois quartos.

NOVO AMOR

Povo marcado...

Claro que as massas de pessoas economicamente mais vulneráveis que deram quatro vitórias ao PT não são leais ao ideário petista. O pessoal quer carinho. Quem fizer os afagos ganha o coração. Bolsonaro alisa o Nordeste. Vira e mexe pousa na região e sempre que pode está procurando um jeito de se mostrar o melhor da história. Todos eles querem o mesmo. A truculência que assusta e causa asco em quem não aceita aquele tipo de postura abaixo do baixo clero, donde ele vem, não deve ecoar no distinto público feliz pelo auxílio emergencial de R$ 600,00. Todavia, caso erre na mão e degringole de vez a economia, tudo evapora.

TEMPO DA POLÍTICA

...povo feliz

O ministro Paulo Guedes foi explícito na sexta-feira: o timing é da política. Tão natural quanto a luz do dia. A insistência do presidente Bolsonaro por um Renda Brasil (mesma marca para o auxílio emergencial e para o novo Bolsa Família) é uma tentativa quase insana de manter o doce sabor da melhor aprovação. O público que o celebra pela ajuda financeira nem se dá conta do papel do Congresso na definição do valor. Quem tem a caneta fatura. E, tal qual os antecessores, não aponta saídas para a dependência da bolsa.

TIME

Stelleo Tolda, do Mercado Livre,
é conselheiro da Arco

Stelleo Tolda, COO e co-fundador do Mercado Livre, é o novo conselheiro da Arco Educação, a empresa cearense listada na Nasdaq. Stelleo é engenheiro por Stanford, passou pelo Vale do Silício e foi tocar a carreira em um banco na Wall Street. De lá, saiu para o Mercado Livre. Na sexta-feira, Ari Neto, o CEO e fundador, era só alegria. Ele confirmou a entrada de Stelleo logo depois de confirmar a compra de 60% da Escola de Inteligência Cursos Educacionais, do psiquiatra, educador e autor de best-sellers Augusto Cury.

O município de Frecheirinha, no Norte do Ceará, é polo produtor de moda íntima
Foto: DIVULGAÇÃO INTUICION
O município de Frecheirinha, no Norte do Ceará, é polo produtor de moda íntima

RECUPERAÇÃO

Frecheirinha: moda íntima ascende

Frecheirinha, a 301,4 km de Fortaleza e cerca de 14 mil habitantes, segue firme como polo de confecção de moda íntima no Ceará. Por lá, cerca de 20 empresas tocam a vida produzindo calcinha, sutiã, babydoll, modelador e outras peças. A maioria do pessoal empregado são mulheres. Houve demissões, mas as empresas experimentam o calor das encomendas para o fim de ano. Em larga medida, as sacoleiras são um canal importante. Compram produtos nos pontos de venda em Fortaleza e outros estados do Nordeste - sobretudo Pernambuco e Bahia - e levam para o Norte.

Horizontais

Ambev - Jean Jereissati Neto, o CEO da Ambev, desde janeiro passado, vem à sua Cidade natal em dezembro. Dia 5 ele deve fazer almoço-palestra-adesão no restaurante Pipo. Jean é integrante do movimento We are Social e vem para lançar a Mundo Zero, cujo trabalho envolve ações de impacto social.

Virtual - A Gomes de Matos realiza, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, o GM Summit - Novos Caminhos diante de um Novo Normal. Será 100% online.

Turismo - O Seminário Conexão Turismo, na última quinta e sexta-feiras, foi um bom exercício para discutir o novo cenário do turismo mundial sob o ponto de vista dos novos comportamentos do consumidor, protocolos e exigências regionais. A empresa cearense Nova Letra promoveu.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?