Logo O POVO+
Sarto seria vitória de RC e Camilo
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Sarto seria vitória de RC e Camilo

Tipo Opinião

A serem confirmadas as pesquisas, com José Sarto (PDT) eleito neste domingo, estaremos diante de uma vitória do clã Ferreira Gomes, certo? Em termos. Porque nem tanto mais. Em quantos programas de TV o distinto público viu os irmãos Ciro e Cid a pedir votos? Até o fechamento desta edição, em nenhum. Isto diz muito. A rejeição dos irmãos é gritante na Capital. Isto explica por qual razão a vitória em grande medida é de Roberto Cláudio e de Camilo.

Ciro e Cid (pela ordem) são chefes no grupo político hegemônico no Governo do Ceará desde a eleição de Cid para o Palácio da Abolição, em 2006. Mais tarde, em 2012, ampliou o domínio para a Capital ao eleger Roberto Cláudio prefeito. Em seguida, em 2014, Camilo Santana governador. Contudo, ainda que ambos tenham patente menor - e enquanto estiverem naquela mesa sempre terão porque o fundamento é familiar - conseguiram angariar capital próprio, tanto que são determinantes hoje. Alcançaram dimensão que extrapola os limites hierárquicos do grupo.

O que seria de Sarto sem Roberto Cláudio? E sem Camilo? Estes dois ativos, em maior medida o prefeito - porque é o atual, tem um portfólio para mostrar, teve liberdade para declarar o voto e cair em campo já no primeiro turno - foram quem sustentaram Sarto. E mais. Sustentariam quem viesse a ser escolhido pela cúpula do grupo. Ou alguém acreditou naquelas prévias? Aliás, disciplina é o nome da dupla. RC queria Samuel Dias e Camilo desejava ver Élcio Batista na cabeça da chapa. Nem por isso foram desleais. Pelo contrário. Pelo menos por ora seguem lá. Mas os dois saem destas eleições maiores do que suas patentes.

REPIQUE DA COVID-19

Afasta de mim este cálice

O presidente da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, não vê sentido atribuir aos bares e restaurantes a responsabilidade pela maior incidência de Covid-19. "É irresponsável isso", reclama. Para ele, as eleições municipais explicam o repique, hoje a aumentar a lotação de leitos pelo Brasil. "500 mil candidaturas, com suas equipes a mobilizar cinco milhões de pessoas, com campanha porta a porta e festas, geram este impacto". Paulo sugere esperar 15 dias após as eleições.

Cláudia Leitão participa de live com Bianca Cipolla
Foto: Iana Soares
Cláudia Leitão participa de live com Bianca Cipolla

1.500 LIVROS

Um país se faz

A ex-secretária da Cultura do Ceará e diretora do Observatório de Governança Municipal do Iplanfor, Cláudia Leitão, fez uma ação e tanto. Ao mudar de apartamento, decidiu carregar menos peso para a nova morada. E deixou um rastro valioso. Doou boa parte de sua estante pessoal. Cerca de 1.500 livros agora vão para as bibliotecas da Prefeitura. Viva Cláudia!

GPTW

Melhores lugares para trabalhar

Mais uma vez, O POVO é o parceiro local do GPTW no Ceará. Desta vez, além do Ceará, no mesmo evento, haverá divulgação, também, das listas de Alagoas e Pernambuco. São 50 empresas premiadas, divididas em três categorias: pequenas, médias e grandes empresas, definidas de acordo com o número de funcionários. O resultado é obtido a partir de um questionário respondido pelos próprios colaboradores, que avaliam a percepção e a experiência deles baseado em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

EXAMES DE PSA

Ô novembro azul

O Ô Insurance Group toca uma ação no novembro azul, a acabar amanhã. Oferece exame de sangue a preços populares para detecção de câncer de próstata no mês em 21 municípios do Ceará. Vale para clientes Ôn Vida , que poderão realizar o exame nas drogarias credenciadas da rede Pague Menos. O exame é o PSA (antígeno prostático específico). O câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas. Fazer exames preventivos é fundamental. Além do Ceará, faz em mais 19 estados.

Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro
Foto: Divulgação
Honório Pinheiro, presidente do Supermercado Pinheiro

CARREFOUR

Terceirizar aumenta o risco?

O assassinato ocorrido em loja do Carrefour em Porto Alegre chamou a atenção também para a terceirização da segurança. Honório Pinheiro, do Supermercado Pinheiro, pondera: "Tragédias dessa natureza são difíceis de serem evitadas, pois envolvem sentimentos e culturas que por vezes a organização não consegue controlá-las".

No caso dele, segue protocolos pelos quais, em situações de risco, a ordem é tirar o foco dos valores financeiros e voltar-se aos valores humanos. "Ou seja, se alguém consome algo e não paga, ou briga pelo que ele não tem direito dentro das nossas lojas o melhor caminho é assumir a perda, sempre se colocando no lugar do outro", ensina.

Sobre o caso de Porto Alegre, ele opina: "Vamos ao caso: o que mostram as imagens é que o protocolo estava sendo cumprido, e o cliente ao dar um murro no segurança, iniciaram-se as agressões".

Terceirização aumenta o risco? Para Honório, desde que sejam tratados igualmente, independentemente do tipo de contrato, incluindo alimentação, escuta, treinamentos e demais eventos internos, não.

Horizontais

Judeu - Claudio Lottenberg (presidente da Sociedade Israelita Albert Einstein) foi eleito, por unanimidade, para assumir a presidência da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para um mandato de três anos. Ele irá representar a comunidade judaica e coordenar os movimentos políticos dentro de um equilíbrio que fortaleça o bem-estar e as relações do Brasil com o Estado de Israel. Na abertura de seu discurso de posse, Lottenberg pediu um minuto de silêncio em solidariedade à morte de João Alberto Silveira Freitas, o cliente assassinado em uma loja do Carrefour.

JOGO RÁPIDO - Quanto custou ao Estado o hospital Leonardo da Vinci? O Governo do Ceará não informou. No começo do ano, a Coluna apurou que a pedida era de R$ 45 milhões, mas o mercado achou caro. 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?