Logo O POVO+
As moedas do Ceará na COP 26
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

As moedas do Ceará na COP 26

Camilo aposta no que o Ceará 2050 chama de Renda do Sol - projeto de renda básica a partir do hub de hidrogênio verde e em moeda socioambiental digital com lastro em créditos de carbono. O secretário Célio Fernando Melo debateu ontem em Glasgow, na COP 26
Tipo Notícia
Célio Fernando em Glasgow no debate com o prefeito do Recife, João Campos (PSB) (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Célio Fernando em Glasgow no debate com o prefeito do Recife, João Campos (PSB)

O governador Camilo Santana (PT) foi convidado pelo príncipe Charles para o lançamento ontem do SMI-Brazil Race-to-Zero Investment Fórum, em Glasgow, Escócia. Receberam convite governadores do Brasil que aderiram e se comprometeram com a meta de zero carbono em 2050. Representando Camilo, o secretário executivo da Casa Civil, de regionalização e Modernização, o economista Célio Fernando Melo.

Na agenda cearense na COP 26, Célio debateu com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Foi durante o Brazil Climate Action Hub. Camilo aposta no que o Ceará 2050 chama de Renda do Sol. Também mira nas energias renováveis e no Hub do Hidrogênio Verde. O Ceará possui 12 protocolos assinados e cinco em andamento.

"A década dos oceanos ainda favorece o Estado dentro dessa Estratégia e Visão de Futuro", diz Célio. Ele apresentou a chamada Renda do Sol - projeto de renda básica a partir do hub de hidrogênio verde e a moeda socioambiental digital com lastro em créditos de carbono. "Após 50 anos (1971) da queda do padrão-ouro, agora o ambiental dará um importante lastro as moedas".

TURISMO

No que se torna Jericoacoara

Enquanto o Ceará toca a vida e os diálogos no plano internacional, eis que emerge de uma notícia escandalosa aqui mesmo: Jericoacoara imprópria para o banho, como destacou esta semana a rádio O POVO-CBN, a partir do boletim da Semace. O órgão do Estado cogita a hipótese de a poluição ser algo pontual. Uma espécie de falso positivo. Tanto que fará nova medição. De todo modo, o episódio chama a atenção para o modelo de urbanização da vila e de como o produto Jeri avança na direção de algo bem diferente daquilo comprado pelos turistas e vendido pelo Ceará.

BANCO

Caixa eletrônico na favela

O Banco24Horas está mirando as favelas e as cidades do Interior. São 24 mil caixas eletrônicos, em quase 16 mil estabelecimentos, dos quais 62% estão instalados em regiões de residência das classes C, D e E. Só em 2021, haverá um crescimento de 17% no número de caixas eletrônicos localizados nas favelas, se comparado com o ano anterior. Ao todo, são 834 caixas eletrônicos posicionados em comunidades. Estudos mostram que 82% das pessoas que sacam dinheiro no Banco24Horas compram no próprio comércio.

Churrasqueira em quiosque da Beira Mar(Foto: WHATSAPP O POVO CBN)
Foto: WHATSAPP O POVO CBN Churrasqueira em quiosque da Beira Mar

BEIRA MAR

Não era para ser assim

O formato dos quiosques da Beira Mar é daquele jeito para evitar os puxadinhos. O projeto original previa uma orla com vista para o mar em toda a extensão. Mas entre a prancheta e a vida real há uma distância abissal. A imagem da churrasqueira no quiosque e das banquinhas no calçadão são um desafio para a Prefeitura coibir.

OUTUBRO

Fiat emplaca três entre os 10 mais

Com três modelos entre os dez mais vendidos do Brasil - Argo, Nova Strada e Nova Toro, nesta fila - a Fiat terminou outubro na liderança do mercado com 19,5% de participação (29.395 emplacamentos). É o 10° mês consecutivo de liderança. O hatch Argo ganhou. Houve 8.381 unidades emplacadas (5,6% de market share). O outubro da italiana foi puxado também Nova Strada, na 3ª posição com 6.129 veículos (4,1% de market share). A Nova Toro ficou em 8°, com 5.187 unidades e 3,4% de market share.

CREDICARD

Cearenses estão gastando mais no salão

Levantamento da Credicard, feito com base nas compras dos clientes com cartão de crédito, aponta um aumento de 149% nos gastos dos consumidores do Ceará com salões de beleza, massagem e spa entre janeiro e setembro. Os números indicam retomada nos padrões de consumo do setor. Em relação a 2020, o aumento foi semelhante: o montante gasto em setembro deste ano foi 137% superior ao do mesmo mês do ano passado.

Horizontais

Caminhãozão - A Mercedes-Benz lançou um caminhão que não estará nas lojas porque só pode ser adquirido por encomenda, mediante R$ 1,1 milhão. É um 8x4, extrapesado basculante e com capacidade técnica para até 58 toneladas. Vende para mineradoras e construção pesada.

ASG - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) começou a implantar a Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional. Vai aplicar critérios ASG (ambiental, social e governança) - o mesmo que ESG (em inglês) a serem incorporados a obras de infraestrutura do MDR. Por ora, foca em saneamento básico e segurança hídrica.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?