Logo O POVO+
Ainda mais próximo ao leitor
Foto de Juliana Matos Brito
clique para exibir bio do colunista

Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O POVO há 20 anos. Atuou como repórter e editora do núcleo Cotidiano, que reunia as áreas de Ceará, Fortaleza, Ciência & Saúde e Esportes. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O POVO e editora-executiva do Digital e da editoria de Cidades. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela UFC.

Ainda mais próximo ao leitor

Tipo Opinião
JULIANA Matos Brito toma posse em solenidade virtual (Foto: Mauri Melo/O Povo)
Foto: Mauri Melo/O Povo JULIANA Matos Brito toma posse em solenidade virtual

Atender, acolher, dialogar, transformar. O trabalho da ombudsman é esse intenso movimento de mediação com um objetivo principal: levar o melhor produto ao consumidor de notícia. Mais que apontar os erros publicados, seja no impresso, no portal ou nas redes sociais, penso que essa função deve ter uma visão colaborativa, de transformação do que fazemos. É escutando o leitor e travando um diálogo honesto com ele e com os profissionais da Redação que podemos construir um produto melhor.

No cenário contemporâneo, essa missão ganha um contorno ainda mais desafiador. As tecnologias digitais trouxeram a informação para o nosso dia a dia de uma forma cada vez mais acessível. Pode-se dizer que estamos na era da instantaneidade. E com esse aumento exponencial de informações que nos chegam a todo instante, seja pelo celular, pelo computador, pela TV ou pelo rádio, o jornalismo foi mostrando o quanto é imprescindível para uma sociedade democrática.

E, depois de um 2020 em que tivemos uma verdadeira epidemia de desinformação, que veio junto com a pandemia do coronavírus, chegamos a um 2021 com a esperança da vacina e com a certeza de que a imprensa é indispensável. Nunca fomos tão necessários.

Portanto, assumir esse cargo já é um desafio pela natureza da função, em um tempo em que a imprensa é tão importante, é um estímulo ainda maior.

Há 26 anos, esse exercício de escuta e busca por um jornalismo melhor é feito diuturnamente nesta Casa. E, dentro desse cenário em que vivemos, o cargo, a partir deste ano, terá caráter também executivo, com a possibilidade de detectar erros e fazer correções. Uma forma de resolver os problemas com mais agilidade. Além de pensar, junto à equipe, demandas da audiência. Nesse novo formato, além de trabalhar para a qualidade ao transformar o erro em aprendizado, traremos um olhar mais ampliado para o leitor.

Expectativa de um ano bom

É com essa missão desafiadora que me apresento neste domingo a você, leitor. Estaremos juntos neste ano para continuar o trabalho que há 26 anos é realizado nesta casa e já foi conduzido por jornalistas como Adísia Sá, Plínio Bortolotti, Guálter George, Regina Ribeiro, Rita Célia Faheina, Tânia Alves e Daniela Nogueira, entre tantos outros.

Ano em que continuamos a acompanhar um momento delicado em todo o planeta. A pandemia do novo coronavírus ainda não deu trégua e a vacina ainda é um esperança no País. A democracia anda cambaleando pelo mundo e essa realidade traz medo aos brasileiros. Primeiro ano de nova gestão para 184 prefeitos nas cidades cearenses, quando é o momento de muita cobrança em relação às diversas promessas feitas nas campanhas.

E continua sendo o tempo de esperarmos pelas boas chuvas de fevereiro a maio, de açudes cheio e safra boa. De economia crescente e da redução da violência. São muitas expectativas e a certeza de que o trabalho da imprensa é primordial para nossa democracia.

Essa primeira semana do ano já nos mostrou em que tempos estamos. Além de acompanharmos os primeiros passos do Governo de José Sarto, na Prefeitura de Fortaleza, tivemos tumulto com mortes nos Estados Unidos e muitas informações sobre a pandemia do novo coronavírus. É o Carnaval cancelado aqui e em diversas cidades pelo País, são os números crescentes dos casos e mortes da Covid-19 no País e no Ceará e a notícia emocionante da eficácia da vacina desenvolvida pelo Butantan, em São Paulo.

A cada semana, trarei aqui críticas e análises sobre o trabalho de jornalistas do Grupo de Comunicação O POVO publicado em todas as plataformas, seja em texto, vídeo, podcast, seja no impresso, no portal, na rádio. E também, faço questão, de destacar alguns trabalhos realizados que merecem um olhar ainda mais atento do leitor.

Para essa semana, que começo nessa nova função, trago dois destaques publicados que merecem ser lidos, relidos e compartilhados. São reportagens assim que nos mostram a beleza do jornalismo e o quão necessário somos atualmente.

Imperdíveis

Páginas Azuis da última segunda-feira, 4, com a artista, historiadora, curadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Giselle Beiguelman. O repórter Henrique Araújo conversou com ela sobre os impactos sanitários, políticos, sociais e culturais da pandemia de Covid-19.

O retrato dos assassinatos no Ceará em 2020, disponível no OP . O repórter Lucas Barbosa consegue trazer um histórico importante desse problema grave que o Estado enfrenta: a violência. Contextualiza o problema, traz imagens e mostra o detalhamento dos números em diversos gráficos.

Até a próxima semana!

ATENDIMENTO AO LEITOR

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA,

DAS 8H ÀS 14 HORAS

"A Ombudsman tem mandato de 1 ano, podendo ser renovado por acordo entre as partes. Tem status de editora, busca a mediação entre as diversas partes. Entre suas atribuições, faz a crítica das mídias do O POVO, sob a perspectiva da audiência, recebendo, verificando e encaminhando reclamações, sugestões ou elogios. Ela também chefia área editorial focada na experiência do leitor/assinante e que tem como meta manter e ajustar o equilíbrio jornalístico a partir das demandas recebidas e/ou percebidas. Tem estabilidade contratual para o exercício da função. Além da crítica semanal publicada, faz avaliação interna para os profissionais do O POVO".

CONTATOS

EMAIL: OMBUDSMAN@OPOVODIGITAL.COM

WHATSAPP: (85) 98893 9807


Foto do Juliana Matos Brito

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?