Logo O POVO+
Serviços de apoio à internacionalização no Ceará
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Serviços de apoio à internacionalização no Ceará

Estratégia é desafiadora para empresas de micro, pequeno e médio portes e precisa de órgãos que os apoie
Empresas em processo de internacionalização demandam serviços diferentes que possam promover a qualificação do negócio (Foto: Danil Melekhin/Gettyimages/Vertigo3d)
Foto: Danil Melekhin/Gettyimages/Vertigo3d Empresas em processo de internacionalização demandam serviços diferentes que possam promover a qualificação do negócio

Há 30 anos, na década de 90, um novo conceito chegava para mudar o que se imaginava sobre o mundo: a globalização. Ela chegou e transformou a forma de fazer negócios, os processos produtivos, a economia global e as relações entre países.

Hoje, na atual dinâmica global, aperfeiçoar a governança na prestação de serviços de apoio à internacionalização de empresas cearenses, manter e ampliar a oferta de serviços pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) é necessário e importante.

A internacionalização é uma estratégia desafiadora para as empresas de micro, pequeno e médio portes. Para apoiá-los nas etapas presentes nesse caminho e estimulá-los ao mercado internacional, instituições públicas e privadas no Mundo oferecem diferentes serviços de apoio à internacionalização. É vital selecionar os serviços ofertados na busca de soluções mais eficazes para o seu negócio.

É essencial promover o aperfeiçoamento permanente de normas, práticas e sistemas dos serviços de apoio à internacionalização de empresas. A simplificação e a desburocratização do comércio exterior são prioridades para a indústria nacional.

A atuação do CIN na oferta de um portfólio de serviços diversificados e eficientes atende a empresa em diferentes estágios de internacionalização, desde a preparação estratégica, prospecção de mercados e emissão de documentos para a exportação.

Empresas em processo de internacionalização demandam serviços diferentes que possam promover a qualificação do negócio, a identificação de mercados e clientes, o acesso facilitado a mercados internacionais e a adaptação de produtos com as exigências dos mercados-alvo.

O atendimento do CIN/CE pode ser realizado direto (presencial), por whatsapp, telefone e e-mail. A FIEC transforma o conceito de Comércio Exterior no Estado e assume o protagonismo da Internacionalização no Ceará.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?