Logo O POVO+
Oportunidade acadêmica nos Estados Unidos
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Oportunidade acadêmica nos Estados Unidos

País é conhecido como potência educacional do mundo e programa ajuda alunos do Brasil a ter oportunidades em universidades norte-americanas
País tem mais de 5 mil instituições de ensino e, no ranking mundial de educação, os Estados Unidos ocupam 14 das 20 primeiras posições (Foto: George Hodan/Domínio Público)
Foto: George Hodan/Domínio Público País tem mais de 5 mil instituições de ensino e, no ranking mundial de educação, os Estados Unidos ocupam 14 das 20 primeiras posições

A educação nos Estados Unidos é referência para as demais nações do mundo. Com mais de cinco mil faculdades e universidades, as instituições concedem mais de dois milhões de diplomas por ano. No ranking mundial de educação, os Estados Unidos ocupam 14 das 20 primeiras posições. Na pauta de melhores reputações mundiais, as universidades do país estão em 13 lugares do top 20. O país é reconhecido como a maior potência educacional do mundo.

A quantidade de mulheres matriculadas em universidades dos Estados Unidos é superior ao número de homens. Curiosamente, há faculdades apenas para mulheres. Na área do esporte, a grande parte dos maiores estádios esportivos do mundo pertencem a times universitários de futebol americano.

Apoiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o Programa Oportunidades Acadêmicas completa 15 anos no Brasil e já beneficiou centenas de alunos. O objetivo principal do programa é apoiar estudantes qualificados e que venham de famílias com recursos financeiros restritos.

O processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação nos EUA oferta a concessão de bolsas de universidades norte-americanas. A rede EducationUSA é uma rede do Departamento de Estado que orienta e acompanha interessados em estudar no país.

No último dia 17 de novembro, o programa de bolsa de estudos divulgou que está com inscrições abertas na modalidade de graduação até o dia 10 de janeiro de 2022.

O programa oferece acompanhamento acadêmico ao longo do processo de candidatura e cobre os custos do processo de candidatura a universidades, que incluem: material de estudo, taxas de inscrição para as provas exigidas, transporte e acomodação quando necessários para realização das provas, taxas de inscrição das universidades, tradução e envio de documentos.

Para participar os candidatos devem estar no 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2022 ou ter se formado em 2021, vir de uma família com recursos financeiros restritos, ter inglês avançado e excelente histórico acadêmico.

Para mais informações, acesse o site do EducationUSA.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?