Logo O POVO+
Impactos do Ano Novo Chinês
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Impactos do Ano Novo Chinês

Na China, o Ano Novo é considerado o feriado mais importante do ano. A população reserva uma semana de descanso de seus trabalhos. Por isso, a maioria dos processos produtivos são interrompidos. Como resultado, é possível o registro de contratempos em relação aos prazos de entrega das importações.
A China aparece como segundo país do qual o  Ceará mais importa, mas apenas o 15º para o qual o Estado mais exporta (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR A China aparece como segundo país do qual o Ceará mais importa, mas apenas o 15º para o qual o Estado mais exporta

No oriente, várias nações seguem um calendário tradicional diferente do ocidental, o calendário chinês. Dessa forma, o Ano-Novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano-novo na China. A China, segunda maior economia do mundo, tem relevante intercâmbio comercial com o Brasil e o Ceará.

Especialmente nesse período, é importante ficar atento as diferenças culturais e distância geográfica por ocasião do Ano Novo Chinês. As empresas que operam com Comércio Exterior, seja na exportação ou na importação, precisam ter atenção reforçada para o calendário de feriados do Oriente.

 

Na China, o Ano Novo é considerado o feriado mais importante do ano. A população reserva uma semana de descanso de seus trabalhos. Por isso, a maioria dos processos produtivos são interrompidos. Como resultado, é possível o registro de contratempos em relação aos prazos de entrega das importações. No comércio exterior, atrasos são sinônimos de prejuízos.

Este ano (2022), o Ano Novo Chinês 2022 começou no dia 1º de fevereiro. No período atual (tempo que antecede o Ano Novo Chinês), a maioria das fábricas limitam os pedidos aceitando apenas os que podem ser entregues antes dos festejos pré-feriado. É fato comum algumas fábricas adotarem como recesso sete dias antes ou após o feriado oficial. A produção chinesa só é continuada após esse período. Nas importações, a China é o segundo principal parceiro comercial do Ceará.

 

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?