Logo O POVO+
As vantagens da internacionalização para Startups
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

As vantagens da internacionalização para Startups

Em momentos de crise, a opção de vender para o exterior é uma possibilidade real acessível
Tipo Opinião
Empresas internacionalizadas ganham bastante visibilidade de sua marca.  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Empresas internacionalizadas ganham bastante visibilidade de sua marca.

Já foi pauta desta coluna a importância e as vantagens de internacionalizar uma empresa. A inserção internacional planejada com o objetivo de diversificar e conquistar novos mercados é uma estratégia empresarial, no mínimo, interessante. A expansão de vendas, o equilíbrio financeiro, e até os negócios sazonais que dependem, por exemplo, das estações do ano, podem sim ser um excelente negócio.

Em momentos de crise e de desaquecimento do mercado nacional, ter a opção de vender para outras nações do mundo é uma possibilidade real de transformar a crise em oportunidade. Internacionalizar um negócio também aumenta a chance de receber investimento direto ou até mesmo parceiros interessados em um contrato de Joint Venture (um acordo comercial que beneficia ambas as partes). Empresas internacionalizadas ganham bastante visibilidade de sua marca.

Para internacionalizar uma Startup é necessário primeiro compreender se o mercado externo é uma estratégia correta. O seu negócio é adaptável a outros mercados? Sua empresa está disposta a se adequar as exigências internacionais? Os aspectos culturais do país em análise permitem aceitação do produto ou serviço?

Diante desse contexto, uma iniciativa relevante é a ação da Apex Brasil e do Ministério da Economia com o apoio das Embaixadas do Brasil em Madri, Paris e Haia que selecionam startups para missões de internacionalização em feiras de tecnologia na Europa. As Startups selecionadas irão participar das feiras South Summit (Madri), Viva Technology (Paris) e The Next Web (Amsterdam), que acontecem em junho.

As missões buscam empresas de base tecnológica, com soluções escaláveis e potencial de abertura de operações na Europa. Um valioso apoio para incentivar a internacionalização de Startups e captar investimentos.

As inscrições estão abertas até 13 de março e devem ser feitas no portal da Apex Brasil.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?