Logo O POVO+
A herança de 2020 dois anos depois
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

A herança de 2020 dois anos depois

O ano de 2022 inicia a recuperação com elementos herdados que emperram o desenvolvimento
Tipo Opinião
A retração econômica sincronizada em diversas nações do mundo esfriou o consumo, aumentou o desemprego e refletiu a queda relevante do comércio global (Foto: REUTERS/Marcos Brindicci)
Foto: REUTERS/Marcos Brindicci A retração econômica sincronizada em diversas nações do mundo esfriou o consumo, aumentou o desemprego e refletiu a queda relevante do comércio global

As projeções econômicas internacionais seguem com alterações. Dólar baixo, conflito entre Rússia e Ucrânia, retorno das atividades econômicas e da vida “normal”. Medidas financeiras e fiscais adotadas em vários países buscam equilibrar o PIB Global. Economias desenvolvidas, como os Estados Unidos, concentram perspectivas desafiadoras. No mundo avançado, a América Latina segue como destaque negativo.

A crise ainda enfrenta elementos importantes. A retração econômica sincronizada em diversas nações do mundo esfriou o consumo, aumentou o desemprego e refletiu a queda relevante do comércio global. Essa é a herança do ano histórico de 2020.

O ano de 2022 dá os primeiros sinais nítidos de recuperação. Comércio dribla a estagnação, fortalecimento de cadeias de produção, aumento do volume das trocas globais. A indústria é estimulada a competir. As instituições apostam na promoção da cultura da internacionalização. É necessário ampliar as fronteiras e as oportunidades de negócio.

O retorno as ações de promoção comercial provocam a participação empresarial em feiras internacionais. É oportuno promover a promoção comercial de seus produtos no mercado global e indispensável buscar informações seguras sobre as regras e exigências de outros países.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Centro Internacional de Negócios (CIN), intensifica a oferta de serviços voltados para pesquisa e desenvolvimento de dashboards customizados para uma inserção internacional assertiva e sustentável. Empresas de todos os setores e portes podem conhecer as opções de serviços e consolidar estratégias para a sua atuação internacional.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?