Logo O POVO+
A vez da pequena empresa cruzar fronteiras
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

A vez da pequena empresa cruzar fronteiras

Programa de Qualificação para Exportação tem novas vagas para o ciclo 2022
Tipo Opinião
Exemplo de exportação no Mundo, Itália tem 26 das 100 marcas de luxo mais importantes do mundo, que representam 15% do volume de negócios de toda a indústria daquele país (Foto: Pavel Gromov/Wikimedia Commons)
Foto: Pavel Gromov/Wikimedia Commons Exemplo de exportação no Mundo, Itália tem 26 das 100 marcas de luxo mais importantes do mundo, que representam 15% do volume de negócios de toda a indústria daquele país

No Brasil, assim como na Itália, parte considerável do setor industrial é composto por micros e pequenas empresas. No entanto, a acentuada diferença entre as duas realidades é refletida na atividade exportadora das empresas desse porte. As empresas italianas, especialmente micro e pequenas, exportam muito.

Bancos europeus, especializados nesse monitoramento, afirmam que 26 das 100 marcas de luxo mais importantes do mundo são italianas. Tais marcas, sozinhas, representam mais de 15% do volume de negócios de toda a indústria.

As empresas italianas se prepararam por muitos anos. As micro e pequenas empresas da Itália conseguem ser competitivas. Além da gestão profissional, metodologias de trabalho estratégicas e política de boas práticas para a industrialização, transformaram a economia do referido país.

Na Itália, há uma cultura exportadora entre as empresas. A exportação faz parte do projeto de negócios desde o início das operações.

Com o objetivo de apoiar a trilha de exportação de micros e pequenas empresas do Ceará, o Projeto Peiex apresenta novas vagas para o ciclo de 2022. O Peiex é um Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.

No Ceará, o projeto é executado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) através do Centro Internacional de Negócios (CIN). Através de metodologia própria, o programa ajuda a responder dúvidas em relação à comercialização internacional, formação de preço do produto para outro país, benefícios da exportação e a muitas outras questões relacionadas à exportação.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?