Logo O POVO+
Setor Químico Cearense aterrissa na América Latina
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Setor Químico Cearense aterrissa na América Latina

Herbicidas e cosméticos são destaque na exportação
Tipo Opinião
Apesar do desempenho relevante, o setor representa menos de 1% na pauta exportadora do Estado (Foto: littlewolf1989/adobestock)
Foto: littlewolf1989/adobestock Apesar do desempenho relevante, o setor representa menos de 1% na pauta exportadora do Estado

No período acumulado de janeiro a setembro de 2002, o setor químico do Ceará registrou crescimento expressivo nas vendas internacionais quando comparado ao mesmo período de 2021. O crescimento de 44% é resultado das exportações de herbicidas e cosméticos, principalmente produtos capilares.

Apesar do desempenho relevante, o setor representa menos de 1% na pauta exportadora do Estado. Parcerias internacionais, aproximação com a academia, captação de novas oportunidades de negócios no exterior são algumas estratégias utilizadas para tracionar o segmento no Ceará.

Na área da exportação, o relacionamento comercial é feito principalmente com os países da América Latina, incentivado pelos Acordos de Complementação Econômica do Brasil com esses mercados. Chile, Colômbia, Argentina e Peru ocupam as primeiras posições no ranking de mercados de destino.

Mais notícias de Economia

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?