Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Novas medidas anunciadas para o visto chinês
Nas viagens com duração de até 30 dias, a China vai isentar brasileiros de visto. A nova medida passa a valer a partir de 1º de junho de 2025 e valerá até o dia 31 de maio de 2026. Argentina, Chile, Peru e Uruguai também foram beneficiados com a isenção.
A medida vai valer para viagens de: turismo, negócios, visita de família e amigos, intercâmbio e trânsito. Desta forma, o Brasil ficará com o mesmo status de muitos países europeus e asiáticos. Desde o ano passado, a maioria dos países europeus, bem como seus vizinhos Japão e Coreia do Sul, não precisam de visto para viajar para a China.
A novidade foi anunciada após um fórum entre autoridades chinesas, latino-americanas e caribenhas em Pequim na semana passada, no qual o presidente Xi Jinping prometeu aumentar a presença da China com novos investimentos em infraestrutura.
No Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que a China pretende investir R$ 27 bilhões em novos projetos no Brasil.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.