jornalista, com pós-graduação em Propaganda e Marketing (Uni7) e em Moda e Comunicação (Universidade de Fortaleza). Já atuou como assessora de comunicação, repórter do Núcleo de Revistas do O POVO, jornalista na área de branding e design, e produtora de conteúdo no Penteadeira Amarela, um dos primeiros blogs de comportamento do Ceará. A ligação com a moda surgiu ainda na faculdade, quando teve contato com os bastidores da moda, passando a vê-la como forma de expressão individual, de manifestação cultural e de reflexão social. Atualmente, é editora-adjunta de projetos do O POVO.
Foto: Casa de Andaluzia/Divulgação
Casa de Andaluzia promove desfile "Moda LGBTQIAPN+: Identidade e Resistência" das alunas do curso de costura e moda no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Nesta sexta-feira, 19, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai se transformar em uma passarela símbolo de inclusão, luta e representatividade. A partir das 17 horas, a Casa de Andaluzia apresenta o desfile "Moda LGBTQIAPN+: Identidade e Resistência".
A apresentação traz cerca de 40 looks autorais, assinados por sete estilistas LGBTQIAPN+, periféricos e negras que participam da organização sem fins lucrativos.
Além de unir cores, formas e texturas em uma narrativa de existência e pertencimento, o desfile ainda traz a moda na sua essência: uma ferramenta de expressão política e cultural, que celebra a criatividade e promove a inclusão de diferentes corpos.
A coluna apurou os nomes dos estilistas/artistas/criativos que estarão no evento, olha só:
Foto: Edna Nascimento/Divulgação
Edna Nascimento assina a iAnamakatu, marca inspirada nas origens indígenas
Edna Nascimento
Está à frente daiAnamakatu, marca inspirada nas origens indígenas. O desfile traz uma coleção que une saber, tradição, sustentabilidade e natureza, onde a palha da Carnaúba é o centro das atenções, em formas e usos.
Léo Flávio
A coleção de Cosplay vem diretamente do Japão. Os caçadores de onis (demônios), Genya, Sanemi e Mitsuri, se unem para proteger a comunidade dos ataque diários.
Segundo ele, o cosplay vai além da fantasia, envolvendo dedicação à recriação detalhada do visual e da personalidade do personagem. E os cosplayers unem figurinos, maquiagem e adereços aos trejeitos e atitudes dos personagens interpretados.
Ariadna Lacerda
Aestilista, artesã, escritorae professora de artesanato traz uma coleção mais intimista unida ao artesanato local: o crochê, o macramê e os retalhos, marca das suas peças. A novidade é a estampa digital, com um Mandela bem brasileiro.
Keyla Nunes
A coleção “O Cisne e a Dor” nasce da imprevisibilidade da vida e traça um paralelo ao Cisne Negro, símbolo do inesperado, do incontrolável e do crescimento que floresce a partir da dor.
Foto: Keyla Nunes/Divulgação
Keyla Nunes lança a coleção "O Cisne e a Dor", que nasce da imprevisibilidade da vida
Diferente da fênix, que renasce das cinzas em um gesto mágico, o cisne de Keyla é real, humano, e se refaz sem desaparecer. Ele não renasce: ele permanece, mesmo ferido, mesmo cansado, ainda belo.
Jolyne Elisabeth
Enjoy F-42 (Quatro Dois)é a nova coleção de Jolyne Elisabeth Reis. A proposta é uma viagem pelas origens, que celebra o que sustenta, move e repousa.
E conduz por um caminho de autodescoberta: o farol que guia, a engrenagem que desperta, a âncora que, enfim, repousa. Cada peça nasce desse movimento entre luz e profundidade, entre impulso e serenidade.
As peças unem o jeans à estética streetwear, com elementos de upcycling e a energia clubber da música eletrônica. Além de itens estilizados, a profissional traz também duas novidades.
Vitor Costa (Divino Ateliê)
O jovem estilista traz a coleção Atlântico, que surge das profundidades marítimas. Fugindo do óbvio, aposta em uma cartela de verdes, fluidez, movimento e estruturas para representar o que os olhos não alcaçam.
A iniciativa faz parte do 2º Festival Ceará da Diversidade, que começa quinta-feira, 18, e segue até 20 de dezembro, no Centro Dragão do Mar, no Hub Cultural Porto Dragão e na Escola Porto Iracema das Artes.
Foto: Divulgação
Marchella Souza e Victor Costa, da Divino Ateliê
O tema da edição é “Vida em movimento, orgulho que sustenta” e conta uma programação gratuita de seminários, feira de empreendedorismo, oficinas, performances, shows, ballroom, DJs, desfiles, literatura e cinema.
A ideia é fortalecer as políticas públicas e ampliar espaços de diálogo sobre diversidade de gênero e sexualidade no Ceará.
O Festival é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade (Sediv) e da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Hub Cultural Porto Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Um espaço para novas vozes, referências e profissionais da Moda. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.