Logo O POVO+
Por que falta inclusão no mercado publicitário?
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Por que falta inclusão no mercado publicitário?

Céu Studart, da Desencaixa Branding, estrategista de marcas, fala sobre diversidade no mercado publicitário.
Tipo Opinião
Céu Studart, da Desencaixa Branding (Foto: Divulgação/Andressa Alencar)
Foto: Divulgação/Andressa Alencar Céu Studart, da Desencaixa Branding

A Layout convidou Céu Studart, da Desencaixa Branding, estrategista de marcas, para falar sobre diversidade no mercado publicitário, discurso e realidade. Um artigo técnico e profundo sobre uma tendência global do mercado. Confira:

A diversidade comprovadamente só traz ganhos. Por que falta inclusão no mercado publicitário?

Por: Céu Studart - Estrategista de marcas, proprietária da Desencaixa Branding, coordenadora da Graduação em Marketing da Faculdade CDL e mestre em Marketing

Estudos comprovam que a diversidade só traz ganhos para as empresas. Ter profissionais de diferentes etnias, gêneros, idades, experiências e visões promovem um ambiente mais criativo e inovador. Sem falar na riqueza de repertório que a diversidade traz, possibilitando uma melhor tomada de decisão e uma cultura organizacional mais fértil para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Empresas que promovem a diversidade atraem e retêm os melhores talentos. São exemplos de “marcas empregadoras”.

No caso das agências de publicidade, outra vantagem é que quanto mais o time é diverso, melhor o entendimento sobre o comportamento dos consumidores, trazendo um resultado mais efetivo das estratégias traçadas.

Se ter um time diverso de profissionais proporciona um melhor entendimento sobre o público e o desenvolvimento de um ambiente criativo e inovador, e essas são características necessárias ao mercado publicitário, por que as nossas agências ainda precisam evoluir nesse quesito?

Isso é o que demonstra o Censo Demográfico das Agências Brasileiras 2023, realizado pelo Observatório da Diversidade na Publicidade e Gestão Kairós. Segundo a pesquisa, quanto mais alto é o cargo, menor é o nível da diversidade. Isso significa uma acentuada disparidade de gênero, raça e diversidade geracional em altos cargos.

No caso das agências do Ceará, desconheço algum estudo sobre essa temática. Mas se observarmos as lideranças das agências, perceberemos que o estudo, infelizmente, também se adequa a nossa realidade.

Isso nos impõe a necessidade de assumirmos o compromisso de evoluirmos nesse quesito, definindo metas de diversidade e inclusão; revisando os processos de recrutamento e seleção; bem como promovendo uma cultura organizacional que valorize e respeite a diversidade nas agências de publicidade.

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?