
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout convidou Céu Studart, da Desencaixa Branding, estrategista de marcas, para falar sobre diversidade no mercado publicitário, discurso e realidade. Um artigo técnico e profundo sobre uma tendência global do mercado. Confira:
A diversidade comprovadamente só traz ganhos. Por que falta inclusão no mercado publicitário?
Por: Céu Studart - Estrategista de marcas, proprietária da Desencaixa Branding, coordenadora da Graduação em Marketing da Faculdade CDL e mestre em Marketing
Estudos comprovam que a diversidade só traz ganhos para as empresas. Ter profissionais de diferentes etnias, gêneros, idades, experiências e visões promovem um ambiente mais criativo e inovador. Sem falar na riqueza de repertório que a diversidade traz, possibilitando uma melhor tomada de decisão e uma cultura organizacional mais fértil para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Empresas que promovem a diversidade atraem e retêm os melhores talentos. São exemplos de “marcas empregadoras”.
No caso das agências de publicidade, outra vantagem é que quanto mais o time é diverso, melhor o entendimento sobre o comportamento dos consumidores, trazendo um resultado mais efetivo das estratégias traçadas.
Se ter um time diverso de profissionais proporciona um melhor entendimento sobre o público e o desenvolvimento de um ambiente criativo e inovador, e essas são características necessárias ao mercado publicitário, por que as nossas agências ainda precisam evoluir nesse quesito?
Isso é o que demonstra o Censo Demográfico das Agências Brasileiras 2023, realizado pelo Observatório da Diversidade na Publicidade e Gestão Kairós. Segundo a pesquisa, quanto mais alto é o cargo, menor é o nível da diversidade. Isso significa uma acentuada disparidade de gênero, raça e diversidade geracional em altos cargos.
No caso das agências do Ceará, desconheço algum estudo sobre essa temática. Mas se observarmos as lideranças das agências, perceberemos que o estudo, infelizmente, também se adequa a nossa realidade.
Isso nos impõe a necessidade de assumirmos o compromisso de evoluirmos nesse quesito, definindo metas de diversidade e inclusão; revisando os processos de recrutamento e seleção; bem como promovendo uma cultura organizacional que valorize e respeite a diversidade nas agências de publicidade.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.