Logo O POVO+
Gastronomia é comer olhando para o céu
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Gastronomia é comer olhando para o céu

Na semana passada, os espadachins da cozinha cearense nos presentearam com o livro "Ceará à Mesa - Sabores, Histórias e Receitas"
Tipo Opinião
Chef's Fernando Barroso, Élcio Nagano e Bernard Twardy (Foto: Jarbas Oliveira/Divulgação)
Foto: Jarbas Oliveira/Divulgação Chef's Fernando Barroso, Élcio Nagano e Bernard Twardy

Fernando Barroso, Elcio Nagano e Bernard Twardy são uma espécie de versão gastronômica dos Três Mosqueteiros. Na semana passada, os espadachins nos presentearam com o livro "Ceará à Mesa - Sabores, Histórias e Receitas".

Nos textos de Cláudia Albuquerque, uma aventura através de insumos locais como o caju, caranguejo, o queijo coalho, lagosta, camarão, tilápia, atum, os vegetais, carne-de-sol, o cabrito, o porco e o capote.

Mais que um compêndio, o Ceará à Mesa é um convite para visitarmos uma das nossas mais marcantes dimensões, a gastronomia. Comer é fazer e viver cultura. Saborear é a poesia do paladar.

Elcio Nagano e Bernard Twardy no lançamento do Ceará à Mesa(Foto: Rogerio Lima/DIvulgação)
Foto: Rogerio Lima/DIvulgação Elcio Nagano e Bernard Twardy no lançamento do Ceará à Mesa

A arte do preparo dos ingredientes forma o patrimônio afetivo e imaterial que herdamos dos ancestrais, afinal, gastronomia é história, gastronomia é design, é branding, a paleta de cores, os traços do jeito de ser de um povo.

Um jeito único que define e nos representa em nossas marcas e produtos. Tudo com a nossa originalidade, como versava o querido e saudoso Fernando Barroso. Em tempo, o título é do jornalista Millôr Fernandes.

 

SIMPLICIDADE E IMPACTO

SG Propag assina as peças do Fortaleza Liquida. A ação está na 14ª edição e é promovida pelo Instituto CDL, com apoio da CDL de Fortaleza, entre os dias 30 de agosto e 06 de setembro. O Fortaleza Liquida reúne mais de 6 mil lojas na região metropolitana de Fortaleza. O conceito da campanha é redonda e fiel aos princípios básicos do varejo: simples, acessível e impactante.

Campanha Liquida Fortaleza, assinada pela SG Propag(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Campanha Liquida Fortaleza, assinada pela SG Propag

Ficha técnica
Anunciante: CDL de Fortaleza
Agência: SG Propag
Direção de criação: Bob Santos
Direção de Arte: Sid Weiss
Redação: Claúdio Ferreira
Social Media: Evelyn Onofre
Atendimentos: Ilina Mamede e Felipe de Brito
Mídias: Thyala Oliveira e Giulianne Cidade
Produtora de vídeo: Uno Video

 

NOSSO MERCADO

A Layout fez uma entrevista com Tamires Soares, Diretora Executiva do Nosso Meio. A plataforma criada para ser uma ponte entre marcas e pessoas realizou, semana passada, a segunda edição do NM2B. O meeting reuniu mais 600 profissionais do mercado. Tamires falou sobre os objetivos do NM e os desafios do mercado cearense e nordestino. Clique aqui para conferir a entrevista completa.

 

CARPE DIEM

A Being Marketing assina a identidade visual, logomarca e branding do restaurante Babbi Osteria. A marca une atributos da gastronomia com o prazer dos bons momentos. O resultado foi uma comunicação visual amigável e principalmente, com assinatura própria.

Babbi Osteria - Branding por Being Marketing(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Babbi Osteria - Branding por Being Marketing

Ficha técnica:
Agência: Being Marketing
Cliente: Babbi Osteria
Diretor criativo: Mateus Neres
Diretor de arte: Eudes Nogueira

 

NA LATA

A Minalba Brasil lançou o Fala na Lata, uma edição de água mineral alusiva à parceria com a Gerando Falcões. As latas são estampadas com obras do artista Lilo Vianna. A Gerando Falcões é um ecossistema que atua no protagonismo social e cultural das favelas brasileiras. O Fala na Lata e a Minalba é um exemplo do diálogo social alinhado ao marketing de causa. Um gol. Confira abaixo o vídeo da campanha:

 

Ficha técnica:
Minalba Brasil e Gerando Falcões
Campanha: Fala na Lata
Direção: Paulo Wom
Roteiro: Vinicius Augusto Bozzo, a.b.r.a.
Locução: Lilo Viana
Produção: Iara Ribeiro e Lucas Rodrigues
Direção de Fotografia: Mario Sabino
Assistência: Denilson Santos
Edição: Leonardo Azevedo 

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?