Logo O POVO+
O retrovisor e o farol de milha
Foto de Layout
clique para exibir bio do colunista

A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

O retrovisor e o farol de milha

Em 1928, Demócrito Rocha fundou O POVO num dos bancos da Praça do Ferreira.
Tipo Opinião
Primeira edição do Jornal O POVO publicada em 7 de janeiro de 1928 (Foto: Arquivo datadoc O POVO)
Foto: Arquivo datadoc O POVO Primeira edição do Jornal O POVO publicada em 7 de janeiro de 1928

Em 1928, Demócrito Rocha fundou O POVO num dos bancos da Praça do Ferreira. Na cabeça do poeta jornalista, um periódico que nascia com um propósito e um símbolo. O propósito, defender os interesses e as causas do Ceará.

O símbolo, o Rio Jaguaribe, segundo ele, a artéria aberta por onde se corria e se perdia o sangue do Ceará. Estes dados histórico-genéticos da concepção do Jornal O POVO são essenciais para a construção da marca nos 95 anos que se seguiram desde 7 de janeiro de 1928 até hoje, 14 de setembro de 2024.

Uma marca tem elementos ancestrais. Ela traz em seu DNA o retrovisor do passado, o asfalto escorregadio do presente e o farol-de-milha do futuro. As três metáforas se completam e se confundem com as gerações de leitores há quase 100 anos.

O POVO aqui é mais que um veículo. É uma marca que pertence a todos os cearenses, aliás, a todos os brasileiros, afinal, é considerado um dos mais importantes veículos de comunicação do país. E esta importância é compartilhada em especial com os profissionais de comunicação de nosso mercado.

Trocando em miúdos, Demócrito Rocha, em 1928, decifrou e traduziu, décadas de antecedência, os conceitos básicos da construção de uma grande marca. Conceitos que reverberam até hoje.

 

O CEARÁ TEM DISSO, SIM

Desde 2002, o Anuário do Ceará realiza uma pesquisa com o Datafolha para saber quais são as marcas mais lembradas pelos cearenses entre 25 categorias. Entre os recortes do estudo, uma se destaca em especial, a “marca que representa o Ceará”.

Capa Anuário do Ceará 2023-2024(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Capa Anuário do Ceará 2023-2024

A M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) foi a mais votada, pela terceira vez consecutiva,com 13,5% das menções. A Cajuína São Geraldo e a Ypióca mantiveram posições de destaque, ocupando o segundo lugar, com um empate técnico no ranking das marcas mais representativas entre os cearenses.

Anuário do Ceará: pesquisa com o Datafolha para saber quais são as marcas mais lembradas pelos cearenses(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Anuário do Ceará: pesquisa com o Datafolha para saber quais são as marcas mais lembradas pelos cearenses

A edição do Anuário do Ceará 2023-2024 será lançada oficialmente amanhã, 15 de setembro. A obra atualiza os dados e as análises do Estado, informações dos 184 municípios cearenses com estatísticas, gráficos e tabelas. Uma bússola para quem quer entender o Ceará. A obra tem 680 páginas e é a publicação impressa mais antiga em circulação no Estado. A edição é do jornalista Jocélio Leal.


SPOTS

A Temprano assina a estratégia da campanha Dia de Alegrare, voltada para a promoção do empreendimento Alegrare, da CMM Incorporações. São peças claras, objetivas e diretas. 

Temprano assina campanha "Dia de Alegrare", da CMM Incorporações(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Temprano assina campanha "Dia de Alegrare", da CMM Incorporações

Ficha técnica:
Cliente: CMM Incorporações
Agência: Temprano
Planejamento: Pádua Sampaio
Redação: Dan Moura
Head de Direção de Arte: Jorge Holanda
Direção de Arte: Pedro Vasconcelos
Atendimento: Layza Cardoso

Mulato assina campanha de 69 anos da Acal(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Mulato assina campanha de 69 anos da Acal

A Mulato está à frente da campanha de aniversário da Acal. A estratégia é celebrar os 69 anos da empresa e incentivar os clientes a participarem de sorteios e distribuição de prêmios. A “Aniversário Premiado” segue até o dia 15 de outubro e aposta em uma comunicação de varejo.

Marcia Esteves, CEO da Lew’LaraTBWA e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade(Foto: Arthur Nobre/Divulgação)
Foto: Arthur Nobre/Divulgação Marcia Esteves, CEO da Lew’LaraTBWA e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade

A Layout fez uma entrevista exclusiva com Marcia Esteves (foto), CEO da Lew’LaraTBWA e presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, durante no NM2B. A primeira mulher a assumir a Abap falou sobre o encanto de trabalhar com pessoas, inclusão e igualdade de gênero e a relação entre marcas e propósitos. Clique aqui para conferir.

 

CORPORE SANO

A Desencaixa assina a campanha do Desafio Costume Saudável dos Mercadinhos São Luiz, evento que precede o Festival Costume Saudável. O desafio acontece dia 24 de setembro, às 6h, no Shopping Buena Vista Eusébio.

O evento tem ainda viés filantrópico, com o valor da inscrição doado para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Instituto Povo do Mar (IPOM) e Instituto Primeira Infância (Iprede). A edição de 10 anos do Festival será realizada em outubro com palestras, oficinas, práticas de atividades físicas e muito mais.

Foto do Layout

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?