
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Este presente texto não é um manifesto. Não é, mas traz um certo ativismo precoce e parcial. Vamos aos fatos, o publicitário Washington Olivetto escreveu em sua coluna no O Globo de três dias atrás, 4 de dezembro, que não devemos confiar em alguém com menos de 60 anos. Um artigo com traços de um humor cada vez mais raro: o humor inteligente. No lead, ele cita a inspiração da icônica canção, “não confie em ninguém com mais de trinta anos”, que segundo Olivetto caducou diante das performances de uma turma que continua a causar: Paul McCartney, 81; Ney Matogrosso, 83; Caetano, 81; sem falar de Chico, Scorsese e outros estagiários.
Aqui entre nós, temos o arquiteto e compositor Fausto Nilo, o jornalista e publicitário Nazareno Albuquerque, a escritora Ana Miranda, o fotógrafo José Albano, o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme e o sanitarista Carlile Lavor. Todos jovens, produtivos e cheios de projetos. Nenhum deles tem intenção de pendurar as chuteiras, batendo um bolão e, pasmem, com cabeças mais arejadas que muitos jovens que andam por aí.
Ora, diante desses infantes, onde está nossa propaganda? Não adianta propor peças ou campanhas, cheias de clichês. O buraco é mais embaixo. Temos que rever a régua geracional do mercado. Bem, podemos fazer isso, primeiro abolindo o etarismo e a ingênua impressão de que o mundo é feito somente para fãs de Taylor Swift.
A Caramelo Comunicação termina o ano com conta nova. A varejista cearense Solar Móveis e Eletros escolheu a empresa para trabalhar sua comunicação com a imprensa. Em 2024, a Caramelo vai comemorar 15 anos de atuação no mercado de assessoria e comunicação, estreitando o relacionamento de marcas com a imprensa, além de oferecer marketing digital e design gráfico.
A Solar Móveis e Eletros conta com 56 lojas e cerca de 780 colaboradores. Oferece um mix de soluções em eletrodomésticos e diversas opções de móveis, como camas box e colchões. Na foto, o diretor da Caramelo, Paulo Jr. Pinheiro, celebra o a parceria com a Caramelo na companhia dos fundadores da Solar Móveis e Eletros, Ozanira e Honório Cordeiro, e do gerente de marketing, Micael de Azevedo.
Um encontro para celebrar a diversidade e as diferentes vozes sobre o assunto. O Grupo de Comunicação O POVO realiza na próxima segunda-feira, dia 11/12 o Bárbaras, reunindo personalidades do mundo acadêmico, das artes, da mídia, da política, das organizações sociais, líderes de diferentes raças, cores, gêneros e pensamentos. Tati Bernardi e Rita Von Hunty são as protagonistas de 2 painéis para discutir assuntos como desconstrução de gênero, sociedade, feminismo, representatividade e políticas públicas. Saiba mais sobre o evento na versão online da Layout no O POVO+.
O evento será realizado no Hotel Gran Marquise (Avenida Beira-Mar 3980), a partir das 13h. A participação é exclusiva para assinantes do O POVO+ e a confirmação da presença deve ser feita através de e-mail convite enviado a todos os assinantes.
Bárbaras são negras, periféricas, trans, filósofas, historiadoras, domésticas, lésbicas, professoras e empoderadas. O Bárbaras vai reunir diferentes vozes sobre os temas que envolvem a relação do feminino com a sociedade. Uma convidada especial junto com uma moderadora e outras duas bárbaras em um formato bate-papo/debate de 1 hora e meia. Entre os dois painéis, o Bárbaras homenageará outras três mulheres bárbaras que contribuíram significativamente com o empoderamento feminino e inspirado outras bárbaras pelo Brasil.
Painel 1: POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO
Gestão transversal e intersetorial, as políticas que deram certo, promoção da representação das mulheres na política, desconstrução de gênero, políticas de apoio à maternidade e direito reprodutivo, empoderamento cultural e a representação feminina na mídia, acesso à justiça e perspectiva de gênero no sistema judiciário.
Moderadora: Regina Ribeiro - jornalista do grupo O POVO
Convidada especial: Rita Von Hunty – atriz e youtuber
Participante: Jade Romero – Vice-governadora e secretária das Mulheres do estado do Ceará
Participante: Socorro França - secretária dos Direitos Humanos do Estado do Ceará
Painel 2: SOU MULHER SIM, E DAÍ?
Desafios e avanços na busca pela igualdade de gênero, liderança e empoderamento feminino, empreendedorismo, a importância da educação na infância, saúde reprodutiva, participação das mulheres em campos tradicionalmente dominados pelos homens, o papel da mídia tradicional e das redes sociais.
Moderadora: Neila Fontenele, jornalista do O POVO e O POVO CBN
Convidada especial:
Tati Bernardi, escritora, roteirista e publicitária
Participante:
Sabrina Matos, psicóloga e colunista do O POVO+
Ativista e empoderada, Maria da Penha é um símbolo da luta feminina pela igualdade, proteção e bem-estar da mulher. Fundadora do Instituto Maria da Penha.
Ex-prefeita de Fortaleza (1986 a 1989), professora universitária, parlamentar e ativista representa a luta das mulheres pela igualdade e representação na política.
Primeira mulher cacica do Brasil. "Guardiã da memória, mestre da cultura, doutora da mata e professora".
A sócia-fundadora e CEO da Nossa Praia e head de ESG da B&Partners.co, Dilma Campos, é a convidada do Nosso Meio para apresentar uma palestra em almoço na próxima terça-feira, 12/12, no ZOI Restaurante (Colosso). Durante o evento, será lançada também a edição número 10 do impresso Nosso Meio, dedicada a revelar os bastidores do varejo, setor que faturou 25 trilhões de dólares em 2022, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
Após trazer assuntos relevantes para o mercado em 2023, como protagonismo feminino, etarismo e inteligência artificial, a plataforma de comunicação encerra 2023 com o lançamento de uma edição dedicada ao comércio, com o título "Varejo: por trás das prateleiras".
Entre os assuntos de destaque dessa nova edição impressa Nosso Meio, estão os processos de recrutamento e treinamento dos protagonistas do varejo, que envolvem atenção, habilidade e o contínuo aprendizado como fatores primordiais neste novo contexto tecnológico. Pensando na psicologia e na neurociência, a colunista Céu Studart apresenta uma reflexão por trás da economia da atenção e da fadiga publicitária. Maíra Xavier, diretora criativa de Marcas Próprias da Pande, escreve sobre como desenvolver peças que apaixonam o consumidor à primeira vista.
Um novo estudo da Kantar Ibope Media sobre a publicidade Out of Home revela que o impacto desta mídia em Fortaleza é o mais alto entre todas as mídias pesquisadas, com um índice de penetração de 93%, acima da média nacional que é de 89%. Eletromidia e Urbmídia comemoram os resultados com crescimento de mais de 30% no último semestre na cidade. Saiba mais sobre o relatório na versão online da Layout no O POVO+.
Segundo o estudo da Kantar Ibope Media, o out of home é o segundo meio de comunicação mais consumido no país, com um aumento de 6% nos últimos 7 anos.
"Presente em diferentes locais e momentos de nossas vidas, são diversas as características relacionadas ao OOH que marcam cada um dos brasileiros", ressalta o estudo. O relatório revela uma pesquisa especial que destaca as principais características dos anúncios de mídia exterior que mais impactam os consumidores. Em primeiro lugar ficou a criatividade, com 57%. Em segundo aparece a tecnologia, com 32%. Atualização sobre novidades e promoções ficou em terceiro, com 27%. E por último informações sobre marcas/lugar certo para ajudar em minhas compras, com 26%.
Analisando individualmente os formatos de mídia exterior o destaque vai para publicidade em estabelecimentos (72%), transportes (64%), mobiliário urbano (63%) e grandes formatos (59%).
Acesse aqui o estudo completo.
As crianças são as protagonistas da nova campanha da Bando Propaganda para a Granja Regina. Em "Banquete" elas dão voz ao jeito como enxergam o mundo e uma data muito esperada por elas, o Natal. "Decidimos explorar a múltipla interpretação do termo 'imagina', aliando a sonoridade da palavra com Granja Regina", afirma Giacomo Brayner, CCO da Bando.
A estratégia de mídia contempla quatro emissoras de TV, redes sociais, mídia OOH (backbus, outdoor, painel de LED e indoor channel) e várias peças diferenciadas de PDV nas principais redes de supermercados.
Ficha Técnica:
Campanha Banquete Granja Regina
Agência: Bando Propaganda
CCO: Giácomo Brayner
Diretora de operações: Chris Calixto
Diretores de Criação: André Freitas, Samuel Ribeiro
Redator: André Freitas
Diretores de Arte: Lucas Leite, Samuel Ribeiro
Atendimento: Rodrigo Monteiro, Caio Soares
Mídia: Sara Monteiro
Produção: Stephanie Andrade
Social Media: Biatriz Veras
Revisão: Vera Alves
Arte-final: Haroldo Júnior, Lucas Araújo
"O Sebrae é pra você" é o conceito da nova campanha do Sebrae para fortalecer sua imagem junto aos empreendedores cearenses. Criada pela Register Publicidade, a campanha posiciona o Sebrae como parceiro ideal dos empresários para superar desafios de crescimento dos negócios. Conheça a campanha na versão online da Layout no OPOVO+
O diretor da Register, Tom Barbosa, destaca o potencial da nova campanha para gerar resultados. “Nossa parceria de mais de 15 anos nos permite um conhecimento aprofundado sobre o Sebrae e seus desafios no mercado transformado e competitivo”.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.