Logo O POVO+
Rua Doutor João Moreira: uma lindeza
Foto de Magela Lima
clique para exibir bio do colunista

Magela Lima é jornalista e professor do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Magela Lima opinião

Rua Doutor João Moreira: uma lindeza

A caminhada pela Doutor João Moreira ainda reserva o encontro com a histórica Santa Casa de Misericórdia, patrimônio imponente, apesar de castigado. Mais adiante, fica o Centro de Turismo do Ceará a afrontar a memória da extinta Cadeia Pública
Tipo Opinião
Museu Ferroviário Estação João Felipe, no Complexo Cultural Estação das Artes, promove visita guiada nas áreas do antigo prédio da estação de trem (Foto: Thiago Matine/Divulgação)
Foto: Thiago Matine/Divulgação Museu Ferroviário Estação João Felipe, no Complexo Cultural Estação das Artes, promove visita guiada nas áreas do antigo prédio da estação de trem

A pé, Fortaleza pode ser uma delícia. Acredite. Inaugurado no último dia 27 de junho, o Café Comércio, no primeiro piso do prédio, recém-restaurado, da antiga Associação Comercial do Estado do Ceará, é um pretexto excepcional para uma caminhada pela rua Doutor João Moreira, no Centro. O espaço é de comer com os olhos, apesar de a fome que procura atacar ser de outra ordem. O que se experimenta ali é um delicado passeio no tempo, daqueles, quase sempre, privilégio dos turistas.

Mantido pelo Sistema Fecomércio Ceará, o café se soma a outras maravilhas no mesmo endereço. A Doutor João Moreira, pela ponta que se escolha, é uma lindeza do começo ao fim. A leste, sem muito esforço, basta cruzar a Alberto Nepomuceno para acessar o Mercado Central, que, mesmo para quem não for comprar nada, é uma felicidade. Do outro lado da avenida, fica a 10ª Região Militar, onde funcionam o Espaço Cultural da Força Expedicionária Brasileira e o Museu da Artilharia, e o velho Forte de Nossa Senhora da Assunção. Vale a visita, a vista é espetacular, um azulão impressionante abraçando a cidade.

Logo ali atrás, está o tradicional Passeio Público, coração da experiência de renovação dos usos daquela região, com sua sombra cada vez mais urgente e as delícias do Café Passeio, aberto diariamente para almoço, com direito a música ao vivo de muitíssimo bom gosto aos sábados e domingos.

Atravessando a Doutor João Moreira, está o Museu da Indústria, parceria da Federação das Indústrias do Ceará e do Serviço Social da Indústria. Além do primor das exposições permanentes, o prédio abriga o restaurante Aconchego, um convite à parte.

A caminhada pela Doutor João Moreira ainda reserva o encontro com a histórica Santa Casa de Misericórdia, patrimônio imponente, apesar de castigado. Mais adiante, fica o Centro de Turismo do Ceará a afrontar a memória da extinta Cadeia Pública. Com pontos de venda de um lado a outro da rua, aquele mesmo equipamento é integrado pelo Teatro Carlos Câmara. Fechado desde 2019, a boa notícia é que o palco, caldeirão de novidades quando foi pensado, na década de 1970, vai voltar a funcionar em breve.

Completa o circuito da Doutor João Moreira, quando a rua, enfim, encontra a antiga Praça da Estação João Felipe, o recente Complexo Cultural Estação das Artes. A recomendação é reservar tempo e fôlego. Ali, as opções são muitas e variadas. A Pinacoteca do Ceará e o Museu Ferroviário mantêm exposições permanentes com visitação gratuita de quarta a domingo, enquanto o Mercado AlimentaCE, de sexta a domingo, e o Centro de Design do Ceará, de quinta a domingo, apostam em feiras, cursos e outros formatos de programação. Que maravilha ver a Doutor João Moreira assim, tão cheia de vida!

 

Foto do Magela Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?