Logo O POVO+
Como está a situação do hóquei sobre grama no Brasil
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Como está a situação do hóquei sobre grama no Brasil

Com pouca divulgação e praticantes, modalidade tenta melhorar resultados continentais
Time masculino de hóquei sobre grama do Brasil disputou Jogos Olímpicos de 2016 (Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action/Brasil2016.gov.br)
Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action/Brasil2016.gov.br Time masculino de hóquei sobre grama do Brasil disputou Jogos Olímpicos de 2016

O hóquei sobre grama é uma das modalidades olímpicas menos divulgadas e com praticantes no Brasil. As seleções tem dificuldades em vencer adversários no próprio continente, que tem na Argentina, uma potência mundial. A partir de 19 de janeiro, o Brasil joga a Copa Pan-Americana masculina no Chile, tentando uma das duas vagas para a Copa do Mundo da modalidade. Mas as chances são remotas. No último ranking mundial, o Brasil aparece em 33º no masculino e 61º no feminino.

Disputado em Olimpíadas desde 1908, a única aparição do Brasil no hóquei sobre grama foi em 2016 com o time masculino, pelo fato de sermos sede. Mesmo assim, o time precisou terminar em 4º lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2015 para assegurar a vaga. Essa campanha no Pan de Toronto teve um jogo histórico, em que o Brasil superou os EUA nos penais nas quartas de finais, após empate em 1 a 1.

No torneio olímpico de 2016, como esperado, o Brasil terminou na última colocação, com 5 derrotas para potências mundiais como Bélgica, Espanha e Austrália. O time marcou apenas 1 gol e sofreu 46. Após a campanha na Olimpíada, o time masculino ficou próximo, mas não conseguiu a vaga para os Jogos Pan-Americanos de 2019. Em 2018, terminou em 3º no Sul-Americano, atrás de Argentina e Chile.

Na Copa Pan-Americana que começa na semana que vem, o Brasil está no grupo com Argentina, Chile e Peru. No outro grupo Estados Unidos, Canadá, México e Trinidad Tobago. Três seleções avançam de fase para o mata-mata. A Argentina é favorita a uma das vagas para a Copa do Mundo. A outra deve ficar entre EUA e Canadá. O Brasil está na lista dos que podem surpreender, ao lado de Chile e Trinidad Tobago. O primeiro objetivo é ganhar do Chile na fase de grupos, para tentar um cruzamento contra Trinidad Tobago e depois buscar surpreender EUA ou Canadá. Os canadenses estiveram na Olimpíada de Tóquio.

No feminino a situação é pior que a do masculino. O Brasil sequer participará da Copa Pan-Americana. Num torneio qualificatório para o evento em 2021, perdeu para Peru, Trinidad Tobago e Paraguai, terminando na última colocação. No Sul-Americano em 2018, o Brasil ficou em 4º lugar, atrás da Argentina, Uruguai e Chile.

O Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre grama em 2021 teve 10 equipes no masculino e 6 no feminino. A Confederação tenta fazer um trabalho para levar o esporte para mais estados no Brasil. Segundo Rodrigo Frigo, goleiro do Grêmio Interlagos, a entidade inaugurou um campo no Rio Grande do Sul e montou recentemente estruturas em Minas Gerais e Amapá. Com um maior número de praticantes, campeonatos nacionais mais fortes e intercâmbio com outros países, a seleção poderá evoluir nos resultados. Se você gosta e quer praticar o hóquei sobre grama, procure a Confederação em hoqueisobregrama.com.br/.

Foto do Marcelo Romano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?