![Foto de Marcelo Romano](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/03/11/290x290/1_marcelo_romano-18294207.jpg)
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo
.
Além da Copa do Mundo de futebol, o ano de 2022 terá uma série de mundiais importantes em esportes olímpicos, além de uma nova Olimpíada, a de inverno na China. Em outubro tem Jogos Sul-americanos. Cito 10 eventos importantes, em ordem de datas.
4 de fevereiro - Jogos de Inverno em Pequim. O Brasil costuma enviar uma delegação pequena e que não vai brigar por medalhas. Mas vale conferir as disputas dos outros países em 15 modalidades. Destaques para o curling, esqui alpino, bobsled, patinação velocidade e snowboard.
13 de maio - Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka no Japão. Normalmente são disputados em anos impares. Com a Olimpíada adiada para 2021, o evento foi deslocado para este ano, sendo que em 2023 está prevista nova edição. Na natação, vamos acompanhar se o Brasil revela novos nomes para o ciclo olímpico. Evento terá também provas de maratona aquática, saltos ornamentais, polo aquático e nado artístico.
7 de junho - Mundial de vôlei de praia em Roma. Após o fiasco em Tóquio, o Brasil mudou em 100% as suas duplas e espera começar o novo ciclo, com medalhas no mundial
15 de julho - Mundial de Atletismo em Eugene nos EUA. Mesma situação dos esportes aquáticos. Realizados em anos ímpares, foi deslocado para 2022 devido a Olimpíada. Expectativa de medalha do Brasil com Alison dos Santos (FOTO) nos 400 com barreiras e esperança de revelar novos nomes para o ciclo olímpico.
7 de agosto - Mundial de judô no Uzbequistão. Neste esporte, os mundiais são anuais. O Brasil deve mesclar novos talentos que tiverem bons resultados em competições no 1º semestre, com alguns experientes que estiveram em Tóquio.
26 de agosto - Mundial de vôlei masculino. Após terminar Tóquio sem medalha, esse mundial será decisivo para a continuidade de Renan no comando da seleção. Mundiais de vôlei ocorrem a cada 4 anos.
22 de setembro - Copa do Mundo de basquete feminino na Austrália. O Brasil ainda não tem vaga e jogará um torneio eliminatório em fevereiro, contra Austrália, Sérvia e Coréia do Sul, com 3 vagas para o mundial em disputa. No basquete, os mundiais também são a cada 4 anos.
23 de setembro - Mundial de vôlei (foto) feminino na Holanda e Polônia. O Brasil já foi duas vezes campeão olímpico, mas nunca conquistou esse título. Caberá ao técnico José Roberto Guimarães encontrar substitutas, para algumas jogadoras aposentadas após a prata em Tóquio.
1 de outubro - Jogos Sul-americanos no Paraguai. Evento é importante para modalidades e novos atletas no Brasil com poucas oportunidades internacionais, como hóquei sobre grama, pentatlo, remo e badminton.
29 de outubro - Mundial de ginástica artística em Liverpool. Após um 2021 sensacional, expectativa para novas conquistas de Rebeca Andrade.
Top 10 do esporte olímpico brasileiro em 2021
Brasileiras faturam medalhas no mundial de levantamento de peso
Mundial de badminton é o último em esportes olímpicos este ano
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.