Mentor e conselheiro de startups há mais de quatro anos, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com especializações pela UFRJ e Unyleya. Hoje, atua como diretor de Operações da Casa Azul Ventures, já tendo mentorado mais de 100 startups e avaliado mais de 1.000 em diversos programas nacionais e internacionais. Também atua como gerente de Novos Negócios no Grupo de Comunicação O POVO.
Investidores não estão buscando empreendedores que possuem as melhores respostas, mas sim aqueles que fazendo as melhores perguntas (e em uma sequência confiável)
Em quase todo pitch que vejo por ai, penso comigo: "infelizmente eles ainda não parecem pronto para um investimento". E não afirmo isso considerando maturidade do produto, identificação de cliente, valor do investimento, capacidade dos empreendedores, etc.
Costumo criar essa hipótese (de não prontidão) observando o quanto os fundadores das startups conhecem essa possibilidade, cogitam nos seus planos de médio prazo e, por fim, se preparam para conversar com os investidores.
Em conversa com investidores em startups a dor se mantém, e o resultado é o mesmo: não investem no empreendedor. E em muitas vezes, investidores precisam primeiro dar feedbacks e ajudar o empreendedor, para depois considerar um investimento sólido.
Investir em startups já é arriscado pela natureza do investimento, se o empreendedor não se prepara adequadamente, o investimento se torna muito mais uma aposta do que um investimento de risco.
Avaliem, quantas vezes ouviram empreendedores falarem: "Ainda não vou captar porquê preciso lançar meu produto". "Preciso testar meu produto no mercado pra captar". "Meu produto precisa tracionar pra eu falar com investidores".
Investidores não estão buscando empreendedores que possuem as melhores respostas, mas sim aqueles que fazendo as melhores perguntas (e em uma sequência confiável).
Para um bom fluxo de investimento em startups, é extremamente importante que os empreendedores se preparem e preparem suas soluções para serem avaliados em uma lógica de investimento, com expectativa de retorno e uma estrutura que cobre resultados no decorrer do tempo.
Para empreendedores, um investimento pode servir justamente para facilitar as validações de perguntas que estão fazendo hoje. Entendam que o caminho de investimento pode ser exatamente a alavanca que sua startup precisa para ganhar o mercado atual.
Para investidores, ao se deparar com um empreendedor que não está respondendo perguntas adequadas, diga para ele onde ele precisa melhorar e quando ele pode voltar para tentar de novo. Sempre deixe portas abertas para investir no futuro.
E principalmente, para ambos, se conectem! Grandes negócios são feitos por meio de conexões entre empreendedores e investidores!
É um empreendedor ou investidor querendo entrar na roda de investimentos em startups? Me procure, posso ajudar a conectá-los: mauricio.cardoso@casaazul.vc
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