Jornalista, colunista de Economia da rádio O POVO/CBN; Coordenador de Projetos Especiais do Grupo O POVO DE COMUNICAÇÃO; Co-Autor do livro '50 Anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará' e autor dos 'Diálogos Empresariais', dois livros reunindo depoimentos de líderes empreendedores do Estado do Ceará
Os carnaubais do Ceará estão sendo dizimados por uma praga conhecida como Unha do Diabo, trepadeira que adere ao tronco das árvores, levando-a a morte. Para salva-la, só têm dois caminhos
Foto: Jean Lopes
Carnaúba
“Deus e o diabo na terra do sol”. Depois de um bom inverno no Ceará, o inesperado: as carnaubeiras estão sendo atacadas por uma trepadeira invasora conhecida como “unha do diabo”.
De origem desconhecida, a trepadeira adere ao caule da carnaubeira levando-a a morte em poucos dias, caso não seja removida.
O presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, confirma o problema, mais agravado no médio Jaguaribe. No entanto, disse ele, a “unha do diabo” já invadiu todo o Ceará.
Para dizima-la, dois caminhos, recomenda: a pulverização química ou o manejo humano. A primeira alternativa está descartada por questões ambientais.
A solução é o manejo, num “mutirão gigante envolvendo os proprietários de carnaubais na tarefa”, recomenda Amilcar, acrescentando que a Faec já iniciou orientação nesse sentido.
Nenhuma planta tem tanta identidade com o imaginário do cearense quanto a Carnaúba. Além de ser uma linda palmeira, a decantada “árvore da vida” tem inúmeras serventias, do seu caule à cera de carnaúba, uma riquíssima matéria-prima industrial com valiosa presença na nossa pauta de exportações há séculos. E agora na jardinagem. Como disse Amilcar: “precisamos nos livrar desse diabo”.
Quer entender e se informar sobre a conjunta econômica? Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.