Logo O POVO+
Restaurantes: entre quedas e retomadas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Restaurantes: entre quedas e retomadas

Tipo Opinião

Os restaurantes vêm aos poucos recuperando o volume e o valor consumidos nos estabelecimentos. Em abril, a queda nos resultados dos negócios chegou a 49,7%; em setembro, ficou em 25,7%. Os números são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, que analisa dados atualizados a respeito dos impactos da Covid-19 com os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR). A interpretação é de que há um retorno comedido dos consumidores, trazendo de volta os hábitos anteriores.

Nos supermercados, por sua vez, o valor total gasto foi 1,3% superior ao valor total gasto no mês, em comparação a setembro de 2019. Detalhe: os dados de setembro revelam uma queda de 12% no volume de transações realizadas, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Portanto, no caso dos supermercados houve uma certa estabilidade, diferente dos restaurantes que sofreram fortemente com a crise. Apesar disso, o desempenho desses estabelecimentos não foi tão melhor como era esperado.

Em três anos o Porto do Pecém saiu do 17° lugar para o 4° lugar no IDA
Foto: JOCÉLIO LEAL
Em três anos o Porto do Pecém saiu do 17° lugar para o 4° lugar no IDA

Pecém 1

MAIOR CRESCIMENTO NAS EXPORTAÇÕES

O Porto do Pecém registrou o maior crescimento em exportação de contêineres no Brasil. Os dados são da DatamarNews. Foi feita comparação entre os períodos de janeiro a agosto de 2019 e 2020, e o Pecém apresentou crescimento de 44,72%. O terminal também obteve o segundo maior aumento na importação de contêineres no País, com o aumento de 13,80%.

Pecém 2

IMPACTO ECOLÓGICO

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que participou segunda-feira do Futura Trends, informou que visitou o Porto do Pecém e não gostou do que viu em relação à poluição gerada em comunidades próximas. Ele conta que passou as informações para o governador Camilo Santana e que alguns ajustes já foram feitos.

Leia também | 

Pandemia é uma tragédia humana e a desigualdade contribuiu, diz Boaventura, um dos maiores pensadores sociais deste século

 

Pinheiro

NOVA LOJA

Conforme a coluna destacou na edição de sábado, as redes de supermercado travam uma guerra muito interessante para os clientes em Fortaleza. Esta semana, se destaca o Pinheiro Supermercado, inaugurando hoje loja na Avenida Antônio Sales.

Oi

BIG DATA & ANALYTICS

A Oi Soluções lançou plataforma de Big Data & Analytics. O dispositivo deve facilitar parcerias e soluções, com o objetivo de auxiliar empresas e consumidores em uma melhor avaliação de risco de crédito. A primeira parceria deve ser gerada com a Quod, empresa gestora de bases de dados e operadora do cadastro positivo.

Ibitu Energia

DE OLHO NO MERCADO

A Ibitu Energia, antiga Queiroz Galvão, inaugurou escritório no BS Design. A empresa planeja expansão através de projetos em desenvolvimento de energia eólica, solar e híbridos, os quais somam 1,2 gigawatts (GW) a seu portfólio. Controlada pela norte-americana Castlelake LP, a companhia planeja um investimento de aproximadamente US$ 4,5 bilhões em ativos de energia renovável nos próximos cinco anos.

Crescimento de 60%

REABILITAÇÃO DE CRÉDITO

Com a pandemia, ganharam mais espaço os serviços de reabilitação de crédito, cujo crescimento estimado no Ceará é de 60%. O especialista na área, Bruno Souza, explica que, neste momento, uma das alternativas para a organização das dívidas tem sido a contratação de empresas intermediadoras para resolver o problema tanto de empresas quanto de pessoas físicas. "A partir da liberação do crédito, os empresários estão voltando a investir em suas empresas, o que vem fomentando a economia local", acrescenta.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?