Logo O POVO+
Programa "Mais Emprego Ceará" terá início no final deste mês
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Programa "Mais Emprego Ceará" terá início no final deste mês

Programa pagará meio salário mínimo por trabalhador contratado
Tipo Opinião
Anúncio do novo decreto de distanciamento social do Ceará pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde Dr. Cabeto (Foto: Reprodução Facebook)
Foto: Reprodução Facebook Anúncio do novo decreto de distanciamento social do Ceará pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde Dr. Cabeto

O governador Camilo Santana lançará, até o final deste mês, o programa "Mais Emprego Ceará", que pagará, às empresas que contratarem novos funcionários, meio salário mínimo por trabalhador.

A marca do projeto, que terá a duração de seis meses, foi aprovada na segunda-feira. No momento, há a revisão da regulamentação do programa, cujo caráter é emergencial. O objetivo do governo é gerar 20 mil novos empregos.

Em entrevista à coluna, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Vasconcelos, explicou que será feito um acompanhamento do programa, na tentativa de manutenção desses postos, mesmo após a conclusão da sua execução.

Foi implantado na Sedet um sistema de governança, com comitê gestor e plano de ação e acompanhamento integrados. O programa "Mais Emprego Ceará", por exemplo, seguirá os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o mesmo sistema para a sua operacionalidade - ou seja, cadastramento e pagamento das empresas.

Algodão plantado na Chapada do Apodi(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Algodão plantado na Chapada do Apodi

Chapada do Apodi

NOVO TIPO DE ALGODÃO

A empresa Nova Agro, do grupo Santana Têxtil, está produzindo um novo tipo de algodão na Chapada do Apodi, com fio mais longo e resistente. O projeto foi iniciado há dois anos, com apoio da Embrapa, e começou a sua colheita agora. O secretário-executivo de Agronegócio da Sedet, Sílvio Ribeiro, explica que esse tipo de algodão está entre as novas tecnologias de agroindústria desenvolvidas no Estado.

Reforma do IR

PREJUÍZO DE 1,3 BI PARA O CEARÁ

Os prejuízos do Ceará com a proposta de reforma tributária que altera o Imposto de Renda chegariam a 1,3 bilhão. Ontem, em entrevista ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disse que a reforma tributária é "injusta e prejudica principalmente os mais pobres".

Segundo semestre

SAFRA RECORDE DE FRUTAS

A safra de frutas iniciada este mês segue até fevereiro de 2022. A expectativa é de fechar o ano com um crescimento entre 15% e 20% em relação a 2020, motivado pelas exportações.

Segundo Zakaria Benzaama, diretor de operações da FTrade (empresa do segmento aduaneiro), as previsões nessa área são as melhores. "Em valor, o aumento gerado pelas vendas chega a 23,22%", acrescenta ele.

Jotujé

TROFÉU DA ABAD

O empresário cearense José do Egito recebeu ontem o troféu de Honra ao Mérito pelos 35 anos da Jotujé Distribuidora. A premiação foi concedida pela Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores, na 40° Convenção Anual do Canal Indireto, em Atibaia, São Paulo.

Startup de saúde

SOFTWARES DE DIAGNÓSTICO

A startup cearense Audo, que atua na área de saúde, tem desenvolvido softwares para a área de diagnóstico. A empresa, criada em 2017, foi uma das 50 empresas apoiadas pela primeira edição do Startup, movimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e atualmente possui um portfólio de gestão de imagens, como foco maior em Inteligência Artificial (IA) para mamografia, já negociando com compradores em todo o país.

AmericaNews

INVESTIMENTO EM E-COMMERCE

A AmericaNews Beauty vai ampliar o seu e-commerce neste segundo semestre. A marca, especializada no mercado de maquiagens, tratamento, acessórios e fragrâncias, fechou contrato com a VTEX, gigante do segmento de tecnologia. A proposta é de utilização de uma plataforma de comércio digital mais robusta. A VTEX já é responsável por mais de 2.500 lojas online.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?