Logo O POVO+
2022: trilha de esperança
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

2022: trilha de esperança

Economia cearense busca eficiência energética e criação de oportunidades
Tipo Opinião
Ceará registra mudança na matriz de produção de energia (Foto: Camila de Almeida/O POVO)
Foto: Camila de Almeida/O POVO Ceará registra mudança na matriz de produção de energia

.

O ano de 2022 pode ter dois balanços na economia: o primeiro é macroeconômico, com indicadores que apontam para um caminho difícil, recheado de notícias desfavoráveis de aumento de preços e juros, e uma recuperação lenta do mercado de trabalho. O segundo, no caso do Ceará, consiste em um esforço para a geração de esperança, com a criação de expectativas favoráveis.

Embora o Estado não seja uma ilha e sinta todos os efeitos da macroeconomia, alguns segmentos comemoram os bons resultados. A área de energia, mesmo com a crise hídrica, talvez seja considerada a mais promissora. Além do balanço positivo de 2021, com 14 protocolos assinados somente na área de hidrogênio verde, é esperada a regulamentação de parques eólicos offshore (instalados em alto mar). A perspectiva é de uma nova matriz energética de baixo carbono e geradora de empregos.

Como indaga o secretário executivo da Casa Civil, Célio Fernando, "sobrevivemos ou supervivemos?" Na sua visão, 2021 foi mais um ano de grandes transformações: "O Ceará cresce signatário do Pacto Global, das Estratégias da ODS e da corrida para o carbono zero em 2050, com compromissos internacionais assumidos e colocados em prática", reforça.

Apesar da tragédia da crise sanitária, da falta de condução do País de uma forma equilibrada e da descrença de muitos em protocolos e atos políticos, talvez aqui ainda haja esperança de criação de uma trilha com o objetivo de redução da pobreza.

É torcer para que algo dê certo e as esperanças não se transformem em desilusões.

Livraria Leitura(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Livraria Leitura

Nova Livraria 

LEITURA NO RIOMAR KENNEDY

O mercado de livros ganhará um reforço em Fortaleza, com mais uma unidade da Livraria Leitura. A empresa abrirá hoje sua terceira loja na capital cearense, desta vez no shopping RioMar Kennedy. A inauguração faz parte do projeto de expansão do grupo mineiro, que em 2021 abriu 18 novas lojas no Brasil e assumiu a liderança no mercado. Para 2022, a previsão da empresa é de inaugurar oito novas unidades no País.

Gram-Eollic

DISTRIBUIÇÃO DE KIT SOLAR

O empresário Fernando Ximenes pretende doar parte dos lucros da Gram-Eollic para ações filantrópicas. A ideia é lançar, em 2022, uma campanha revertendo parte dos ganhos para a distribuição gratuita de kits solares, com fogão elétrico e geladeira para famílias de extrema pobreza e que estejam sem condição de pagar energia elétrica e gás de cozinha. Os kits devem ser entregues na Semana Santa e no Natal do próximo ano.

Turismo

AMEAÇAS VINDAS DA SAÚDE

Empresários da área de turismo e eventos estão preocupados com a nova onda de síndromes gripais em Fortaleza. Ontem, em entrevista ao Guia Econômico da Rádio O POVO/CBN, a presidente do Visite Ceará - Fortaleza Convention & Visistors Bureau, Ivana Bezerra, destacou o processo de recuperação mais consistente nas atividades desde outubro deste ano e as previsões otimistas para 2022. Apesar disso, os novos casos de Influenza e Covid deixam um sinal de alerta. A regra agora, mais do que nunca, é prudência e união para fortalecer o segmento.

Refis-Covid

PRORROGAÇÃO ATÉ JANEIRO

Quem acumulou débitos com a Prefeitura de Fortaleza até o final de 2020 terá, até o dia 31 de janeiro de 2022, a chance de aderir ao programa de recuperação de créditos tributários e não tributários (Refis - Covid). Os descontos em juros e multas vão até 90%, no caso de pagamentos à vista.

Plataformas

LOCAÇÃO EM CONDOMÍNIOS

A discussão sobre o uso de plataformas digitais como o Airbnb em condomínios residenciais deve continuar em 2022. A questão está no Superior Tribunal de Justiça (STJ): em duas decisões, os ministros foram favoráveis à proibição dos aluguéis de imóveis, sob a condição de que a decisão seja definida em assembleia por 2/3 dos moradores.

Ano Novo e férias

A colunista deseja um Feliz Ano Novo a todos, com muita saúde e muitas realizações. Volto no final de janeiro depois de uma pausa para o descanso.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?