Logo O POVO+
Número de passageiros no Aeroporto de Fortaleza começa a crescer
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Número de passageiros no Aeroporto de Fortaleza começa a crescer

No mês passado, 28.548 pessoas passaram pelo terminal, aumento de 31,5% em relação a abril, primeiro mês completo de isolamento social. Na comparação com maio de 2019, porém, a queda é de 94,4%
Tipo Notícia
Apesar da tendência de aumento no número de passageiros, voos e cargas nos próximos meses, o Aeroporto de Fortaleza deverá fechar 2020 com queda em todos os indicadores (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Apesar da tendência de aumento no número de passageiros, voos e cargas nos próximos meses, o Aeroporto de Fortaleza deverá fechar 2020 com queda em todos os indicadores

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Fortaleza continua tímida por conta da pandemia do novo coronavírus. Em maio, apenas 28.548 pessoas passaram pelo terminal, queda de 94,4% em relação a igual período de 2019. Porém, na comparação com abril deste ano, primeiro mês completo de isolamento social, o fluxo registrou aumento de 31,5%.

No mês passado, o aeroporto contabilizou 1.058 voos, número 75,5% menor que o observado em maio de 2019. Em relação a abril, houve aumento de 30,8% no total de operações.

Movimentação de cargas

A movimentação de cargas também está comprometida no terminal em razão da pandemia. Em maio, foram 1,22 mil toneladas, recuo de 69% ante igual período de 2019. O número, no entanto, foi 6% maior que em abril. 

Apesar da tendência de aumento na quantidade de passageiros, voos e cargas nos próximos meses, a partir da reabertura gradual da economia no Brasil e em outros países, o Aeroporto de Fortaleza deverá fechar 2020 com queda em todos os indicadores, algo que impactará negativamente as receitas da Fraport, empresa  que administra o terminal. 

| LEIA TAMBÉM |

Exército faz desinfecção no Aeroporto de Fortaleza para combater vírus

Sem receita na pandemia, Fraport prevê recuperação em 2023

Desempenho do Aeroporto de Fortaleza em 2020 (janeiro a maio)

Passageiros: 1,68 milhão (-42,7% na comparação com igual período de 2019)

Voos:  15.745 (-35,5%)

Cargas: 15,33 mil toneladas (-18,8%)

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?