Logo O POVO+
Aeroporto de Fortaleza cresce em movimentação de passageiros, voos e cargas
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Aeroporto de Fortaleza cresce em movimentação de passageiros, voos e cargas

O terminal recebeu 106.738 passageiros em julho, crescimento de 112,7% em relação a junho. É o terceiro mês seguido de aumento no fluxo de pessoas, após quedas em março e abril por conta da pandemia do novo coronavírus
Tipo Notícia
Em relação a julho de 2019, porém, o movimentação de passageiros no Aeroporto de Fortaleza caiu 84% no mês passado, número que revela o impacto da pandemia nas viagens para o período de alta estação do Ceará (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Em relação a julho de 2019, porém, o movimentação de passageiros no Aeroporto de Fortaleza caiu 84% no mês passado, número que revela o impacto da pandemia nas viagens para o período de alta estação do Ceará

O Aeroporto de Fortaleza recebeu 106.738 passageiros em julho, terceiro mês seguido de aumento no fluxo de pessoas, após quedas registradas em março e abril por conta da pandemia do novo coronavírus. Em relação a junho, o crescimento foi de 112,7% no mês passado, segundo dados da Fraport, empresa alemã que administra o terminal.

Ante julho de 2019, porém, o movimentação de passageiros caiu 84%, número que revela o impacto da pandemia nas viagens para o período de alta estação no Estado. 

Quanto aos voos, foram 1.672 operações no Aeroporto de Fortaleza no último mês, crescimento de 38,7% na comparação com junho. Mas, frente ao total de pousos e decolagens contabilizados em julho de 2019, a queda foi de 68,8%.

Movimentação de cargas

A movimentação de cargas no terminal também apresentaram aumento de 129,5% em julho, comparada a junho, fechando em 1.777 toneladas. Ante igual mês do ano passado, porém, houve recuo de 52,5%.

Apesar da tendência de aumento na quantidade de passageiros, voos e cargas nos próximos meses, a partir da reabertura gradual da economia no Brasil e em outros países, o Aeroporto de Fortaleza deverá fechar 2020 com queda em todos os indicadores, algo que impactará negativamente as receitas da Fraport, empresa que administra o terminal.

Desempenho do Aeroporto de Fortaleza em 2020 (janeiro a julho)

Passageiros: 1,84 milhão (-55,3% na comparação com igual período de 2019)

Voos: 18.622 (-45,3%)

Cargas: 17.851 toneladas (-31,2%)

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?