Logo O POVO+
Número de passageiros cresce pelo segundo mês seguido no Aeroporto de Fortaleza
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Número de passageiros cresce pelo segundo mês seguido no Aeroporto de Fortaleza

Em junho, 50.170 pessoas passaram pelo terminal, aumento de 75,7% em relação a maio. Na comparação com igual mês de 2019, porém, a queda é de 90,3%
Movimentação de passageiros e voos no Aeroporto de Fortaleza caiu consideravelmente em 2020 devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Movimentação de passageiros e voos no Aeroporto de Fortaleza caiu consideravelmente em 2020 devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus

A movimentação de passageiros no Aeroporto de Fortaleza mostrou recuperação pelo segundo mês consecutivo, apesar de ainda estar sendo muito impactada pela pandemia do novo coronavírus. Em junho deste ano, 50.170 pessoas passaram pelo terminal, aumento de 75,7% em relação a maio. Na comparação com igual mês de 2019, porém, a queda é de 90,3%. 

| LEIA TAMBÉM | Aeroporto de Fortaleza terá, em média, 31 voos diários em julho

Quanto aos voos, foram 1.205 operações no mês passado, 71,8% a menos que o total observado em junho de 2019. Mas, em relação a maio, houve crescimento de 13,9% no total de pousos e decolagens. 

Baixa na movimentação de cargas

A movimentação de cargas, que fechou junho em 774 toneladas, também apresentou queda de 77,6% ante igual período do ano passado. E, diferentemente do fluxo de passageiro e do número de voos, ainda caiu 36,5% na comparação com maio.

Apesar da tendência de aumento na quantidade de passageiros, voos e cargas nos próximos meses, a partir da reabertura gradual da economia no Brasil e em outros países, o Aeroporto de Fortaleza deverá fechar 2020 com queda em todos os indicadores, algo que impactará negativamente as receitas da Fraport, empresa que administra o terminal.

Desempenho do Aeroporto de Fortaleza em 2020 (janeiro a junho)

Passageiros: 1,72 milhão (-50,1% na comparação com igual período de 2019)

Voos: 16.950 (-40,9%)

Cargas: 16.074 toneladas (-27,6%)

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?