Logo O POVO+
Número de empreendedores individuais cresce 18,5% no Ceará em 2020
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Número de empreendedores individuais cresce 18,5% no Ceará em 2020

O número de MEIs no Estado fechou o ano passado em 353.069, contra o total de 298.019 observado em 2019
Tipo Notícia
Alci Porto, diretor técnico do Sebrae no Ceará detalha andamento do projeto de interligação dos polos de empreendedorismo no Estado (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Alci Porto, diretor técnico do Sebrae no Ceará detalha andamento do projeto de interligação dos polos de empreendedorismo no Estado

Marcado por dificuldades econômicas trazidas pela pandemia do novo coronavírus, 2020 incentivou milhares de trabalhadores a empreender no Ceará, assim como em todo o Brasil. O número de microempreendedores individuais (MEIs) no Estado fechou o ano passado em 353.069, crescimento de 18,5% em relação ao total de observado em 2019 (298.019).

O avanço, apesar de ter sido um pouco menor que média nacional (20%), é representativo. No País, a quantidade de MEIs passou de 9,43 milhões para 11,31 milhões em igual período. Os dados são do Portal do Empreendedor, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto observa que o desemprego no Brasil — atualmente em 14,3% e atingindo 14,1 milhões de pessoas — só não está em patamar mais elevado por conta do aumento do número de empreendedores.

"Sem dúvida, esse crescimento, tanto no Estado quanto no País, foi puxado por aqueles trabalhadores que perderam o emprego durante a crise e, diante das dificuldades, resolveram abrir um negócio", diz, apontando outro movimento no País. "Hoje, cada vez mais jovens saem das universidades, faculdades e cursos técnicos decididos a empreender".

| LEIA TAMBÉM |

Ceará ganha plataforma que mostra as melhores oportunidades de negócios

Buscas no Google pelo termo "abrir MEI" crescem durante pandemia

As 10 áreas com mais microempreendedores individuais no Ceará

 

16,1%

DOS GESTORES brasileiros pretendem contratar talentos de outras cidades e até mesmo de outro países, além de adotar novos formatos para reuniões e eventos. A pesquisa, feita pela Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina, ainda releva que 23,8% dos líderes apostam no fim ou redução dos escritórios.

Fortaleza ganhará novo shopping

Fortaleza ganhará, ainda neste ano, outro shopping center, localizado localizado na rua Desembargador Praxedes, nº 163, bairro Damas. Com 5,16 mil metros quadrados (m²) de área construída, o centro de compras será feito pela JV Imobiliária Ltda. Segundo dados da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o empreendimento funcionará em terreno alugado com 7,45 mil m², onde já existem construções, e será adequado para o funcionamento do shopping.

Arêa Leão: empresas assessoradas estimam faturamento de R$ 6,5 bi

Empresa cearense que completa 15 anos de atuação no mercado neste ano, a Arêa Leão Consultoria Empresarial estima que as 60 empresas assessoradas pelo escritório no Norte e Nordeste, responsáveis por empregar 26 mil pessoas, tenham fechado 2020 com faturamento de R$ 6,5 bilhões. "O sucesso do negócio é atuar com inteligência para decisões acertadas em questões complexas, tornando-se o porto seguro em momentos decisivos", diz o sócio-fundador da marca, Ênio Arêa Leão.

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?